Fórum Ice and Fire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


http://forum.iceandfire.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [Spoilers]Discussão sobre o livro

Ir para baixo 
+43
Leordias
APaula
Violet Stark
Glenda Baelish
gabyy_snow
Lucas Stark
anisha
tiodanger
hades
Erika BC
edson
alucarti
Mar Stark
Nick
Leyton Hightower
Snow
Deco
Mythocondrea
tatielma
Angélica
pbicudo
Daiane Bombardelli
Facco
Grazy Snow
lieez
Guilhermo
Dayne, o calvo
Nell Stark
Eddard
WillianSignal
ERICA CRISTIANE
Douglas
Edred Snow
zzim
faceless
erreve
Murilo
guz rules
Nina
Jo. Duarte
Mauricio
Henrique
Gabriel
47 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
Jo. Duarte
Mão do Rei
Mão do Rei
Jo. Duarte


Mensagens : 1583
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Cuiabá/MT
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome: Lizzy Harwin
Idade: 24 anos
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty16/09/11, 12:45 pm

WillianSignal escreveu:
Ja tinha lido a algum tempo, mas...

ATENÇÃO - Spolier para maiores de 18 anos.

Spoiler:

Por favor, não me julguem...Cool

Agora podem parar de falar que ele é boiola! [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 487377684
Ir para o topo Ir para baixo
zzim
Mão do Rei
Mão do Rei
zzim


Mensagens : 605
Data de inscrição : 25/06/2011
Localização : Fortaleza CE
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty16/09/11, 12:56 pm

WS, dando corda às fanzocas do Jon [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 3629862788
Ir para o topo Ir para baixo
erreve
Moderador
Moderador
erreve


Mensagens : 465
Data de inscrição : 12/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty19/09/11, 07:03 am

Bem, resolvi escrever aqui porque não acredito que o assunto mereça um tópico especial para ele.

Também não é "spoiler" é apenas um comentário indignado quanto a certas arbitrariedades que são tomadas pelos tradutores e editores brasileiros por razões que me são totalmente desconhecidas (basta ver como são traduzidos aqui os títulos de alguns filmes para se ter uma ideia do que a vaidade humana é capaz)..

Alguém neste fórum, poderia explicar onde foi que o revisor desse volume 3 - falo revisor porque a tradução é a mesma de Portugal e como parece que nós brasileiros temos verdadeiros arrepios ao ler "pequeno almoço" no lugar de café da manhã, sempre se fazem (ou não) modificações ao texto original (de Portugal) para justificar a tal "Nova Lei da Ortografia". Assim sendo, volto ao ponto incial: alguém aqui saberia justificar onde, porque que raios! (ora pois), o iluminado revisor da obra achou que GOIVA, a garota de Crasten que Sam resgata para a Patrulha da Noite, era uma excelente tradução para Gilly, ao invés de deixá-la no original, como fez o tradutor português, José Caldas?

Na minha área de trabalho "goiva" é um arrancamento de material em forma de cunha e, o pior, é que nos dicionários inglês - inglês que consultei não tem nada a ver com "gilly", que pode ser traduzido como "caminhão ou vagão", ficando mais ou menos claro, porque o tradutor português achou por bem manter o nome em inglês mesmo.

Não sei se há outras pérolas como essa. contribuídas pelo revisor da versão tupiniquim da "Tormenta de Espadas", mas me recuso, terminantemente chamar a Gilly de Goiva! Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogdoerreve.blogspot.com/
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty19/09/11, 01:35 pm

Goiva!

Propor um exercício de traduções de nomes. Um por usuário.

Greatjon Umber - Grande João Ruivo
Ir para o topo Ir para baixo
Jo. Duarte
Mão do Rei
Mão do Rei
Jo. Duarte


Mensagens : 1583
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Cuiabá/MT
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome: Lizzy Harwin
Idade: 24 anos
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty19/09/11, 03:12 pm

Essa frase é o do Edd Doloroso e apesar de estarem passando por um momento terrível, ele ainda teve bom humor. Ri demais Laughing :

Spoiler:

Kkkkkkk...
Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
erreve
Moderador
Moderador
erreve


Mensagens : 465
Data de inscrição : 12/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 11:37 am

Douglas escreveu:
Propor um exercício de traduções de nomes. Um por usuário.

Starfall - Queda da Estrela (na versão de portuguesa é Tombestela)
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogdoerreve.blogspot.com/
Murilo
Administrador
Administrador
Murilo


Mensagens : 2544
Data de inscrição : 01/06/2011
Localização : Winterfell
Idade : 28
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Porco
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Indigo Blacksea
Idade: 23
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 12:05 pm

Thoren Smallwood - Thoren PequenoBosque ou Thoren PequenaMadeira. Qual preferem? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 01:16 pm

Murilo escreveu:
Thoren Smallwood - Thoren PequenoBosque ou Thoren PequenaMadeira. Qual preferem? Razz

Provavelmente, "Pequeno Bosque". Na verdade, "Bosque Pequeno".
Ir para o topo Ir para baixo
lieez
Membro do Conselho
Membro do Conselho
lieez


Mensagens : 395
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 30
Zodíaco : Leão
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Feminino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 01:48 pm

"Traduzir" nomes é demais.
quando eu for editora (yn) não vou deixar isso acontecer. [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 3503399005


só pra saber
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
erreve
Moderador
Moderador
erreve


Mensagens : 465
Data de inscrição : 12/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 02:26 pm

lieez escreveu:
"Traduzir" nomes é demais.

Mesmo porque os nomes em inglês fazem sentido, pelo menos têm musicalidade, em português, nem tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogdoerreve.blogspot.com/
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 02:31 pm

erreve escreveu:
lieez escreveu:
"Traduzir" nomes é demais.

Mesmo porque os nomes em inglês fazem sentido, pelo menos têm musicalidade, em português, nem tanto.

E nem ocorre perda, no meu entender. Não faz sentindo traduzir Highgarden e não Winterfell. Campanha "diga não à tradução sem sentido".
Ir para o topo Ir para baixo
Jo. Duarte
Mão do Rei
Mão do Rei
Jo. Duarte


Mensagens : 1583
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Cuiabá/MT
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome: Lizzy Harwin
Idade: 24 anos
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 02:37 pm

lieez escreveu:
só pra saber
Spoiler:



Por enquanto só a
Spoiler:
mas quero vê-lo com a Melisandre!!! Hahahahahahhahaaaa... Twisted Evil




Nem sei porquê coloquei isso entre spoiler, todo mundo sabe!
Ir para o topo Ir para baixo
lieez
Membro do Conselho
Membro do Conselho
lieez


Mensagens : 395
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 30
Zodíaco : Leão
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Feminino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 02:45 pm

-
Acho que é mais questão de costume. Se a gente traduz fica ridículo, mas se for pensar é realmente ridículo, não importa a língua. Só fica mais bonito pra gente.

No final do primeiro livro o tradutor explica pq alguns nomes (topônimos na verdade) são traduzidos e outros não. Eu até entendo, mas mudar o nome de uma personagem é horrível. Tipo em Harry Potter, muito broxante.
Apoio a Campanha XD
-
Melissandre não Jo! No
Ir para o topo Ir para baixo
Jo. Duarte
Mão do Rei
Mão do Rei
Jo. Duarte


Mensagens : 1583
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Cuiabá/MT
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome: Lizzy Harwin
Idade: 24 anos
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 02:49 pm

Ahhhh... Melisandre sim, já pensou? Vai ser O pega!!! Kkkkk... Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
lieez
Membro do Conselho
Membro do Conselho
lieez


Mensagens : 395
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 30
Zodíaco : Leão
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Feminino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 02:58 pm

olha só, Melisandre é com um 'S' não dois Shocked eu tenho problemas, sempre li DOIS.
deve ter alguém melhor... e ele tem um jeito de ser passivo HAHAHAHHA, Melisandre ia acabar com o pobre.
Ir para o topo Ir para baixo
Murilo
Administrador
Administrador
Murilo


Mensagens : 2544
Data de inscrição : 01/06/2011
Localização : Winterfell
Idade : 28
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Porco
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Indigo Blacksea
Idade: 23
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 03:00 pm

Um pouquinho de flood: E eu só fui descobrir recentemente que não é "Correrio" e sim "Correrrio", Laiz. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Jo. Duarte
Mão do Rei
Mão do Rei
Jo. Duarte


Mensagens : 1583
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Cuiabá/MT
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome: Lizzy Harwin
Idade: 24 anos
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 03:05 pm

lieez escreveu:
...e ele tem um jeito de ser passivo HAHAHAHHA, Melisandre ia acabar com o pobre.



Então, já pensou, se a cabeluda geek foi capaz de deixar ele "sabido", imagina o que a Melisandre faria com ele... Ele seria um "Master Of The universe" kkkkkkkkkk... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
lieez
Membro do Conselho
Membro do Conselho
lieez


Mensagens : 395
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 30
Zodíaco : Leão
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Feminino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 03:18 pm

omg vai todo mundo usar o corpinho do Jon. Daqui a pouco chega a Asha pra festa No

Murilo escreveu:
Um pouquinho de flood: E eu só fui descobrir recentemente que não é "Correrio" e sim "Correrrio", Laiz. Razz
Correrrio eu sabia, mas demorei pra perceber o que significava XD

Aliás, Correrrio é outro nome idiota de se traduzir .-. Que fossem duas palavras então, mas Correrrio.. aff

Ir para o topo Ir para baixo
zzim
Mão do Rei
Mão do Rei
zzim


Mensagens : 605
Data de inscrição : 25/06/2011
Localização : Fortaleza CE
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 08:28 pm

Acho que adaptação, é um termo melhor que tradução, usaram a tradução para o português de Portugal e adaptaram para o nosso português. E lá eles traduzem tudo, quase não usam termos estrangeiros. Só que como o Erreve falou tem umas traduções meio sem nexo, Acho que os substantivos próprios deveriam permanecer originais, pois pois .
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 10:51 pm

Não chega a ser preciosismo, ou mero proselitismo. George realmente tentou fazer uma diferenciação com os nomes, seja entre Primeiros Homens e Andals, seja entre descendentes dos Primeiros Homens e Wildlings. Fora que ele utiliza algumas coisas do inglês arcaico, provavelmente do período anglo-saxão, ou após a conquista normanda e as trocas léxicas que criaram a língua inglesa moderna. Não sei.

Nesses casos, quando um autor também trabalha com linguagem - e mesmo o caso do Martin sendo bem básico - muito cuidado ainda é pouco. Fazer uma adaptação em cima de uma tradução... Não sei. Não apostaria minhas fichas.
Ir para o topo Ir para baixo
zzim
Mão do Rei
Mão do Rei
zzim


Mensagens : 605
Data de inscrição : 25/06/2011
Localização : Fortaleza CE
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty20/09/11, 11:29 pm

Mas foi isso que fizeram pode ver o nome do tradutor Jorge Candeias, ele é português e ficou chateado pela Leya ter usado o trabalho dele inclusive alegando que ficaria estranho para os brasileiros a compreensão do texto.
Ir para o topo Ir para baixo
WillianSignal
Sor
Sor
WillianSignal


Mensagens : 143
Data de inscrição : 09/08/2011
Localização : São Paulo - SP
Idade : 32
Zodíaco : Touro
Horóscopo chinês : Macaco
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty24/09/11, 01:11 am

Acabei de terminar o livro, e descobri que não presto =(


Ultimo POV

Spoiler:

será que tenho salvação?

Do mais,acho que não tenho muito oque comentar,muitos óbitos inesperados,muitas cenas de arrepiar...Martin como sempre mantendo o nivel de qualidade lá em cima.
Ir para o topo Ir para baixo
Jo. Duarte
Mão do Rei
Mão do Rei
Jo. Duarte


Mensagens : 1583
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Cuiabá/MT
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome: Lizzy Harwin
Idade: 24 anos
Classe:

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty24/09/11, 03:23 pm

Pra mim o mais podre até agora foi "Mão Fria"... putz... teria que ser ColdHands mesmo...
Agora se fosse pra traduzir, aqui no Brasil ninguém ia chamá-lo de "Mão Fria", seria Gelinho! Kkkkkkkkkk... ou zumbizão... rsrsrsrsr... Gelinho é melhor!!! Kkkkk... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Grazy Snow
Moderador
Moderador
Grazy Snow


Mensagens : 509
Data de inscrição : 24/09/2011
Localização : Westeros
Idade : 37
Zodíaco : Áries
Horóscopo chinês : Gato
Sexo : Feminino

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty24/09/11, 03:53 pm

Passando só pra dizer que estou quase na metade do livro e fugindo loucamente de spoilers ... e estou sofrendo ...
esse livro me faz sofrer muito...
a Lei de Murfy DOMINAAA!!!!!! tudo o que pode dar errado dará e será pior ainda...
isso me broxa, mas eu amo muito essa saga *.*
Ir para o topo Ir para baixo
Facco
Soldado
Soldado
Facco


Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/06/2011

[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty25/09/11, 10:08 am

Grazy Snow escreveu:
Passando só pra dizer que estou quase na metade do livro e fugindo loucamente de spoilers ... e estou sofrendo ...
esse livro me faz sofrer muito...
a Lei de Murfy DOMINAAA!!!!!! tudo o que pode dar errado dará e será pior ainda...
isso me broxa, mas eu amo muito essa saga *.*

Acabei de ler o livro ontem!!! Se vc está na metade e acha que está sofrendo... não perde por esperar, muitas emoções pela frente ainda, hehe...
Boa leitura.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: [Spoilers]Discussão sobre o livro   [Spoilers]Discussão sobre o livro - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Spoilers]Discussão sobre o livro
Ir para o topo 
Página 4 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11, 12, 13  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» [SPOILERS] Sobre as mortes de...
» [Spoilers Livro 1]Teoria: Todo livro de game of trones é explicado no começo do livro.‏
» Opinião Sobre o Livro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Ice and Fire :: Livros :: A Tormenta de Espadas-
Ir para: