Fórum Ice and Fire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


http://forum.iceandfire.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Tópicos semelhantes

 

 [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell

Ir para baixo 
+12
Stel
Awen
hades
Lucas
policarpo
Luder
The Last King
ColdHeart
Nick
Annadhel
Murilo
faceless
16 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
faceless
Administrador
Administrador
faceless


Mensagens : 1188
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Idade: 23
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 08:08 pm

Todos vocês, fanboys dos Stark, sofreram muito com a morte de Robb. Outros viraram verdadeiros Robb-haters, dizendo que ele sofria da burrice Stark por ter se casado com Jeyne Westerling. Pois bem, o que sabemos é que Robb traiu o pacto de noivado com os Frey. Tendo tirado a virgindade de Jeyne, sua honra dizia que devia tomar a moça como esposa, mesmo que isso significasse perder os Frey como aliados, o que acabou acontecendo. Mas será que tudo isso foi realmente motivado por honra? Teria Robb jogado, conscientemente, seu reino no lixo por uma noite de sexo?

Eu acho que não. Dentro da história, vejo motivos para acreditar que Robb não era tão irresponsável a ponto de jogar a aliança com os Frey no lixo. Sim, ele casou-se com Jeyne por honra, e sua personalidade é delineada dessa maneira em outras ocasiões, como ao prender Catelyn e ao executar Lord Karstark. Mas esse mesmo sujeito teria jogado tudo fora por uma noite de sexo com uma garota? Ou será que, mesmo se apaixonando, Robb teria largado a vingança pelo pai e pelos irmãos só porque se apaixonou por Jeyne? Ambos os casos me parecem inconsistentes, até improváveis.

Fora da história, não vejo George R. R. Martin como um autor que deixa nós meio soltos. Não acho que qualquer atitude significativa de qualquer personagem possa ser justificada simplesmente como "burrice", e isso inclui Robb. Ele me parece muito mais o tipo de autor que esconderia nas entrelinhas de três livros diferentes a verdadeira razão da traição de Robb.

Mas qual é a alternativa? Primeiro, um quote de Ser Kevan Lannister, sobre Jeyne Westerling e sua família:

Kevan Lannister escreveu:
"Uma donzela de dezesseis anos, chamada Jeyne" disse Ser Kevan. "Lord Gawen [pai de Jeyne] uma vez a sugeriu para Willem ou Martyn, mas eu tive de recusá-lo. Gawen é um bom homem, mas sua esposa é Sybell Spicer. Ele nunca deveria ter se casado com ela. Os Westerlings sempre tiveram mais honra que bom senso. O avô de Lady Sybell era um mercador de açafrão e pimenta, quase de tão baixo nascimento quanto aquele contrabandista que Stannis mantém. E a avó era um mulher que ele havia trazido do leste. Uma velha assustadora, supostamente uma sacerdotiza. Maegi, chamavam-na. Ninguém conseguia pronunciar seu verdadeiro nome. Metade de Lannisport recorria a ela para curas, poções do amor e coisas do tipo"...

Já dá pra ver onde quero chegar: a mãe de Jeyne foi uma das pessoas com quem Tywin Lannister tratou o Red Wedding, além de Walder Frey e Roose Bolton. Ela é neta de um mercador e de uma velha bruxa, que era chamada "Maegi". Provavelmente a mesma bruxa que faz a profecia direcionada a Cersei: as duas viviam em Lannisport, para começar. E a velha que encontrou com Cersei era chamada de "Maggy the frog". Maggy = Maegi?

Se Lady Sybell tinha alguma parte para fazer no Red Wedding, poderia muito bem ser a garantia de que Robb traísse o pacto com os Frey. Até porque no pov de Jaime no final do Festim, Sybell diz que se soubesse o que aconteceria nas Gêmeas, nunca teria deixado dois de seus filhos irem para lá. Se ela nem sabia que ocorreria um assassinato em massa nas Gêmeas, o que raios ela poderia saber? Simples: o papel dela era garantir que Robb deflorasse Jeyne, usando a tal "poção do amor" que sua avó preparava.

Se Robb fosse "enfeitiçado", isso explicaria o seu ato "burro". Logo após, ele veria que não havia outra solução a não ser se casar com a moça cuja honra ele manchou. como diz Tywin Lannister, numa frase que encaixa totalmente com essa teoria:

Citação :
“Seria mais gentil deixá-la com um bastardo na barriga," disse Tyrion. Os Westerling tinham tudo a perder: suas terras, seu castelo, suas próprias vidas. Um Lannister sempre pagas suas dívidas.
"Jeyne Westerling é filha de sua mãe," disse Lord Tywin, "e Robb Stark é filho de seu pai".

Jeyne é filha de sua mãe porque ela faz parte do esquema: ela envenena Robb com a tal poção. E Robb é filho de seu pai porque, após o ato consumado, ele não pode fazer nada a não ser se casar com Jeyne. Ned Stark levou o bastardo para casa, Robb levou uma esposa Razz

Percebam também que Tyrion sabe que os Westerling não poderiam ter feito isso sem despertar a fúria dos Lannisters. Tyrion lembra até que o Crag, castelo dos Westerling, não fica longe de Castamere, sítio dos Reyne, casa que foi extinta pelo próprio Tywin por terem se rebelado contra os Lannisters. Porém, se tudo fosse um plano desde o início, isso explicaria a calma com que Tywin trata do assunto: os Westerling estavam apenas fingindo trair os Lannisters. E não havia forma de garantir que Robb iria trnsar com Jeyne e trair sua palavra, a não ser com uma poção...

Que poção é essa? Pra saber, é preciso lembrar que a avó de Jeyne era chamada "maegi", e que Ser Kevan disse que ela veio do leste. Voltemos ao primeiro livro, na apresentação de Mirri Maz Dur:

Mirri Maz Dur escreveu:
“Minha mãe era sacerdotiza antes de mim, e me ensinou todas as canções e feitiços que mais agradam ao Grande Pastor, e como fazer as fumaças sagradas e unguentos das folhas, raízes e frutos. Quando era mais nova e mais bonita, fui em caravana para Asshai, para aprender com seus magos. Navios de muitas terras vão para Asshai, então permancei bastante para estudar os costumes de cura dos povos distantes. Uma cantora da lua de Jogos Nhai presenteou-me com suas canções de parto, uma mulher de seu próprio povo cavaleiro me ensinou as mágicas da grama, milho e cavalos, e um maester das terras do poente abriu-me um corpo e mostrou-me todos os segredos que se escondem sob a pele."

Aqui vemos que Mirri Maz Dur possui muitos conhecimentos de cura. Mais pra frente, porém, vemos que ela usa outros tipos de magia. Quando Dany está em trabalho de parto, SOMBRAS dançam nos tecidos da tenda. Sombras estão relacionadas com os sacerdotes vermelhos de R'hllor, que por sua vez, possuem sua grande base em Asshai. Mirri Maz Dur esteve em Asshai, e aprendeu seus feitiços lá, provavelmente. Então vamos partir para um quote da nossa sacerdotiza vermelha favorita, Melisandre. Aqui vão spoilers leves do Dance:

Spoiler livro 5:

Vejam como Martin deixa pedaços de informação espalhados por diferentes livros, mas que encaminham para esta conclusão, mesmo que de forma sutil.

Melisandre vêm de Asshai, o que significa que ela provavelmente possui muitos dos conhecimentos que Mirri Maz Dur também possui. Assim como Mirri Maz Dur, Maggy the Frog era chamada de maegi. Há aqui um teia de relações, que leva, de alguma forma até Robb e o Red Wedding. A parte de Sybelle Spicer na trama foi usar sua filha para envenenar Robb com o pó da luxúria, cujo conhecimento para ser feito herdou de sua avó. Provavelmente o mesmo truque foi usado com o próprio marido de Sybelle, Gawen Westerling. "Um bom homem", diz Ser Kevan. "Os Westerling sempre tiveram mais honra do que bom senso". "Os Westerling sempre tiveram mais orgulho e nome do que poder ou dinheiro", lembra Tyrion no mesmo capítulo. O que levaria um homem cuja casa não tem nada além do nome e orgulho, a se casar com alguém de tão baixo nascimento? Talvez o mesmo tipo de honra que levou Robb a jogar um pacto de casamento e uma aliança fora, depois de ser envenenado. Sybell, ao lado de Tywin, previu que Robb teria esse tipo de atitude se perdesse a consciência e desvirginasse Jeyne. "Robb Stark é filho de seu pai, e Jeyne é filha de sua mãe".


Última edição por faceless em 11/02/12, 06:05 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zombietalk.com.br
Murilo
Administrador
Administrador
Murilo


Mensagens : 2544
Data de inscrição : 01/06/2011
Localização : Winterfell
Idade : 28
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Porco
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Indigo Blacksea
Idade: 23
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 08:47 pm

Eu estava indo dormir e o faceless me aparece com esse tópico. rage

Citação :
Todos vocês, fanboys dos Stark, sofreram muito com a morte de Robb. Outros viraram verdadeiros Robb-haters, dizendo que ele sofria da burrice Stark por ter se casado com Jeyne Westerling. Pois bem, o que sabemos é que Robb traiu o pacto de noivado com os Frey. Tendo tirado a virgindade de Jeyne, sua honra dizia que devia tomar a moça como esposa, mesmo que isso significasse perder os Frey como aliados, o que acabou acontecendo. Mas será que tudo isso foi realmente motivado por honra? Teria Robb jogado, conscientemente, seu reino no lixo por uma noite de sexo?

Sim, Robb jogou seu reino no lixo e acabou com sua família, assim como Catelyn (ele só continuou as burradas da mãe). Inclusive eu defendo que Robb não se casou com Jeyne pela honra, e sim porque se apaixonou pela garota. No fim das contas, se há um personagem que pode ser comparado com ele não é Ned (Robb não é nem a sombra do pai) e sim Rhaegar Targaryen, que condenou a si próprio e a própria família por uma paixão/amor. Eddard, por outro lado, Stannis ou mesmo Jon Snow não teriam se casado com Jeyne. Talvez nem mesmo tivessem se deixado seduzir pela garota. Isso porque saberiam que tinham um acordo com uma Casa e não poderiam desonrar um vassalo daquela maneira. Os vassalos devem respeitar seus suseranos, mas os suseranos também têm deveres para com seus vassalos. Quem não cumpre com nenhuma dessas duas leis não merece mais respeito.

Citação :
Eu acho que não. Dentro da história, vejo motivos para acreditar que Robb não era tão irresponsável a ponto de jogar a aliança com os Frey no lixo. Sim, ele casou-se com Jeyne por honra, e sua personalidade é delineada dessa maneira em outras ocasiões, como ao prender Catelyn e ao executar Lord Karstark. Mas esse mesmo sujeito teria jogado tudo fora por uma noite de sexo com uma garota? Ou será que, mesmo se apaixonando, Robb teria largado a vingança pelo pai e pelos irmãos só porque se apaixonou por Jeyne? Ambos os casos me parecem inconsistentes, até improváveis.

Posso saber por que isso parece improvável? De onde vocês, defensores do Robb, tiraram que ele é assim tão inteligente? O cara era feroz nas batalhas, e daí? Foi tonto, Tully e irresponsável o suficiente para jogar fora a aliança e o compromisso com os Freys por uma maldita noite de sexo, e terminar de cavar a sepultura dos Stark por isso. Será possível que, ao casar-se com Jeyne, ele não tenha percebido as consequências dessa decisão? Me lembra uma certa pessoa, já bastante discutida por aqui... Huum

Citação :
Fora da história, não vejo George R. R. Martin como um autor que deixa nós meio soltos. Não acho que qualquer atitude significativa de qualquer personagem possa ser justificada simplesmente como "burrice", e isso inclui Robb. Ele me parece muito mais o tipo de autor que esconderia nas entrelinhas de três livros diferentes a verdadeira razão da traição de Robb.

Já eu não vejo George R. R. Martin como um autor que arranja explicações sobrenaturais e cartas surpresa tiradas da manga para explicar simples deslizes de personagens. Só falta agora ele dizer que o Ned, quando não aceitou a proposta do Renly, estava com algum feitiço do Varys que não lhe permitia enxergar o óbvio. Para mim, dizer que o Robb foi traído simplesmente porque foi enfeitiçado, e não porque cometeu erros além disso, seria um artifício bem tosco usado para livrá-lo da culpa.

Citação :
Se Lady Sybell tinha alguma parte para fazer no Red Wedding, poderia muito bem ser a garantia de que Robb traísse o pacto com os Frey. Até porque no pov de Jaime no final do Festim, Sybell diz que se soubesse o que aconteceria nas Gêmeas, nunca teria deixado dois de seus filhos irem para lá. Se ela nem sabia que ocorreria um assassinato em massa nas Gêmeas, o que raios ela poderia saber? Simples: o papel dela era garantir que Robb deflorasse Jeyne, usando a tal "poção do amor" que sua avó preparava.

Esse argumento é bom. Tywin direcionou a cada um dos participantes do Red Wedding um determinado papel, e decidiu que cada um dos participantes deveria saber apenas o que era necessário (Walder Frey, Sybell, os Westerling, Jeyne, foram apenas peças, exceto Roose Bolton, esse eu acredito que tenha realmente planejado as coisas também affraid). Mas nesse caso, Sybell também teria sido usada por Tywin (ou seja, a culpa não é toda da bruxa), mas nem por isso Robb se isenta de culpa! Ele poderia sim, ter escapado dessa situação, se tivesse mais responsabilidade.

Citação :
Jeyne é filha de sua mãe porque ela faz parte do esquema: ela envenena Robb com a tal poção. E Robb é filho de seu pai porque, após o ato consumado, ele não pode fazer nada a não ser se casar com Jeyne. Ned Stark levou o bastardo para casa, Robb levou uma esposa

Os dois casos não se comparam. Ned levou o bastardo, mas isso envolveria apenas a reprovação de sua esposa, e não todo um contrato de guerra! Robb além de deflorar a garota, se casou com ela debaixo das fuças dos Freys e ainda tentou consertar sua relação com uma Casa que se sentia desonrada. Ned nunca teria feito como Robb fez, porque respeitava seus vassalos e, ao contrário do que parecia, não era burro. Por favor! [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell 2279017149

Citação :
Percebam também que Tyrion sabe que os Westerling não poderiam ter feito isso sem despertar a fúria dos Lannisters. Tyrion lembra até que o Crag, castelo dos Westerling, não fica longe de Castamere, sítio dos Reyne, casa que foi extinta pelo próprio Tywin por terem se rebelado contra os Lannisters. Porém, se tudo fosse um plano desde o início, isso explicaria a calma com que Tywin trata do assunto: os Westerling estavam apenas fingindo trair os Lannisters. E não havia forma de garantir que Robb iria trnsar com Jeyne e trair sua palavra, a não ser com uma poção...

Eu também acredito nisso, mas penso que os Westerling e a própria Sybell foram peças de Tywin e talvez de Roose Bolton (como já expliquei aqui uma vez). E também acredito na história do feitiço, pois as evidências são muito boas.

Mas na minha opinião, Robb não deveria ter se casado com Jeyne (caso o feitiço não seja real, mas apenas uma pista falsa do Martin, ele nem mesmo deveria ter dormido com ela), e não porque ele deveria saber que isso era uma armadilha, mas sim porque seu dever lhe dizia que aquilo seria uma afronta absurda ao Lorde Walder. Isso era algo que Ned nunca faria. Ou seja, a morte de Robb foi causada talvez por uma macumba não por honra, mas por burrice mesmo. Razz

PS.: Se vierem com respostinhas do tipo "o Robb era muito jovem e não controlava seus hormônios" ou "o Robb não era amadurecido o suficiente para entender o que aconteceria", eu vou ignorar, simplesmente por que:

1) O cara era Rei do Norte e não uma criança qualquer, sem responsabilidade nenhuma.
2) Eu tenho a idade dele e nunca uso minha idade como desculpa para nenhuma atitude insensata e imbecil.

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell 1493949529

PS2.: Se eu criei alguma contradição em algum ponto ou não consegui esclarecer muito bem uma questão, peço que me perdoem, porque estou cansado, tive um dia cheio, o sono está atrapalhando meu raciocínio e sofri para responder esse tópico nessa hora. cryII
Ir para o topo Ir para baixo
Annadhel
Membro do Conselho
Membro do Conselho
Annadhel


Mensagens : 417
Data de inscrição : 11/01/2012
Localização : São Paulo
Idade : 36
Zodíaco : Capricórnio
Horóscopo chinês : Gato
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 09:21 pm

Gostei muito da hipótese, mas até acreditar que o Robb seja vítima no casamento com Jeyne... não, não cola. Se deixar enfeitiçar é muito complicado de entender...
Ir para o topo Ir para baixo
Nick
Moderador
Moderador
Nick


Mensagens : 935
Data de inscrição : 29/10/2011
Localização : Wherever whores goes
Idade : 28
Zodíaco : Virgem
Horóscopo chinês : Porco
Sexo : Masculino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 09:22 pm

Também acho exagero essa de poção de amor, iria tirar toda a graça da coisa toda, a derrota do Robb é legal pelo fato dele ter vencido todas as batalhas mas ter deslizado em algo simples e natural
Ir para o topo Ir para baixo
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady
ColdHeart


Mensagens : 245
Data de inscrição : 21/01/2012
Localização : SP
Idade : 43
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Macaco
Sexo : Feminino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 10:46 pm

É.. acho q seria forçar um pouco ele ter sido "enfeitiçado". é mto 'limpar a barra" do irresponsável pro meu gosto.
E depois a Jeynne em FfC não parece nem 1 pouco c o tipo de pessoa q daria uma "poção" pro Robb. Acho q ele fez uma cagada mesmo.. tullou hahauhua. Acho q ele era virgem, tava ferido, a mina era gatinha tava ali quentinha cuidando dele... ele catou!!
A merda mesmo foi o casamento: daí o Tywin dizer a Jeynne é filha da mãe e o Robb filho do pai. Acho q a mãe da Jeynne ficou tagarelando na cabeça do Robb q ele tinha q "reparar o mal" c a filha, casando, se ele era honrado devia fazer isso. O Robb deve ter ficado mto em conflito, mas sendo filho do Eddard, preferiu desonrar a si mesmo do q desonrar a moça ex-donzela hauhau
E até a Catchata-Tullytonta repara q ele n tem amor pela menina, foi bem obrigação mesmo... tsc tsc
Burrice e não magia, é minha opinião.
Q droga não ter POV do Robb, é tudo mto achismo em relação a ele hauahuahu


Última edição por ColdHeart em 10/02/12, 11:43 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
The Last King
Webmaster
The Last King


Mensagens : 114
Data de inscrição : 09/12/2011
Localização : Norte da Muralha
Idade : 38
Zodíaco : Aquário
Horóscopo chinês : Búfalo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Nikolai Throne
Idade: 20
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 11:24 pm

Sempre curti o personagem do Robb, mas sinceramente, ELE FEZ UMA TREMENDA CAGADA. Ai vem um (uma?) fã do Robb tentando limpar a barra dele com histórias de poção do amor nº 9.

Como o Murilo comentou, ele cagou igual o Rhaegar, ferrando a familia, a causa e o trono do Norte por causa disso.


Se o GRRM vier com essa conversinha pra boi durmir em um futuro livro, podem queimar o velho que ele ta senil. ABS
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/andregobbi
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady
ColdHeart


Mensagens : 245
Data de inscrição : 21/01/2012
Localização : SP
Idade : 43
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Macaco
Sexo : Feminino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 11:49 pm

LK,
Citação :
Ai vem um (uma?) fã do Robb tentando limpar a barra dele com histórias de poção do amor nº 9
isso é uma coisa q me intriga mesmo, pq só pq se gosta de uma personagem tem q ficar limpando a barra dela?
Eu simplesmente sou louca pelo Robb, quero a extinção da semente Frey e Bolton e a morte de Tywin e da mãe da Jeynne, mas eu não vou limpar a barra dele se ele fez uma cagada monumental hauhauuha Não vou ficar "ahh tadinho isso tadinho akilo"
A vida é assim mesmo.. a gente erra, faz cagada, burrice.. negar isso é se recusar a aprender. E essa é a pior burrice de todas hauahua. Vamos admitir os fatos e seguir em frente hauhaauh aposto q se o Robb pudesse voltar atrás ele mantinha o pênis dentro de suas calças bem amarradas hauhauhauahu Ele sabe q ele errou, pq negar o q ele mesmo admite hauhauahu
Ir para o topo Ir para baixo
faceless
Administrador
Administrador
faceless


Mensagens : 1188
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Idade: 23
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty10/02/12, 11:51 pm

The Last King: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E não estou tentando limpar a barra de ninguém. Não sou nenhum fã do Robb, pra mim é um personagem um tanto quanto inútil. Existem personagens que apareceram em 1 ou 2 capítulos do livro 5 que acho 100 vezes mais fascinantes que ele. Mas isso não vai me deixar cego às evidências (como parece ter sido o seu caso).

Murilo, crueldade sua ficar fazendo referências subliminares à Cat, quando você abandonou o barco da discussão lá há tempos. Se quiser, os posts do Douglas estão lá te esperando. Mas cuidado: eles mordem.

Tu entendeu meu post errado. Não sou um defensor do Robb. Essa teoria surgiu da minha leitura. Por coincidência reli os três capítulos dos quais tiro as passagens do tópico num espaço de tempo pequeno. Não pude deixar de notar a relação triangular entre Mirri Maz Dur, Melisandre e Maggy the frog, assim como as outras referências: as fumaças que são citadas por Melisandre e Mirri; a poção do amor de maggy the frog (que é na verdade um pó "afrodisíaco"), e até mesmo os detalhes do Red Wedding (estes preciso elaborar mais um pouco), que são discutidos na reunião de Tyrion com Tywin.

Se Robb é burro, é irresponsável, é Tully, é gay ou alien, eu pouco me importo: minha teoria é pra dizer que acho que o Red Wedding só foi possível graças a essa ação de Sybell e Jeyne.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zombietalk.com.br
The Last King
Webmaster
The Last King


Mensagens : 114
Data de inscrição : 09/12/2011
Localização : Norte da Muralha
Idade : 38
Zodíaco : Aquário
Horóscopo chinês : Búfalo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Nikolai Throne
Idade: 20
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 08:02 am

Não tento manipular os fatos pra tentar validar teorias.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/andregobbi
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 11:44 am

Em todos as histórias em que aparecem as chamadas pocões de amor, estas normalmente causam um acesso temporario de luxúria, e sempre em pessoas que já estão propensas a isso. Não é simplesmente fazer alguém se apaixonar do nada. No caso do Rob, é até plausível imaginar a mãe da Jeyne dar algo a ele para fazê-lo suscetível a ter um envolvimento eventual com a filha, mas dizer que ele foi enfeitiçado é forçar a barra. Até mesmo a questão da honra não pode ser utilizada para justificar o erro do Rob, pois ele podia muito bem arranjar um casamento da moça com um de seus vassalos como forma de compensação. O que ele não podia jamais era quebrar o pacto de casamento com os Frey, pois isso envolvia, não só a sua honra pessoal, mas a de sua família, além de toda a causa do norte. Portanto, manter o acordo com os Frey era algo que estava muito acima de sua honra pessoal. Ter mantido a palavra não teria eliminado as tendências traiçoeiras dos Frey, menos ainda do Roose Bolton, mas certamente tornaria essa traição quase impossível, primeiro porque não haveria o que viria a ser chamado de Casamento Vermelho. A atitude do Rob é típica de um jovem ainda imaturo sobre quem foi jogado uma grande responsabilidade e que não soube lidar com ela. Afinal, ganhar batalhas não é sinal de maturidade, apenas revela uma habilidade, que se torna inútil diante da falta de maturidade para lidar com as grandes responsabilidades de uma liderança.
Ir para o topo Ir para baixo
Annadhel
Membro do Conselho
Membro do Conselho
Annadhel


Mensagens : 417
Data de inscrição : 11/01/2012
Localização : São Paulo
Idade : 36
Zodíaco : Capricórnio
Horóscopo chinês : Gato
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 01:38 pm

Luder escreveu:
Em todos as histórias em que aparecem as chamadas pocões de amor, estas normalmente causam um acesso temporario de luxúria, e sempre em pessoas que já estão propensas a isso. Não é simplesmente fazer alguém se apaixonar do nada. No caso do Rob, é até plausível imaginar a mãe da Jeyne dar algo a ele para fazê-lo suscetível a ter um envolvimento eventual com a filha, mas dizer que ele foi enfeitiçado é forçar a barra. Até mesmo a questão da honra não pode ser utilizada para justificar o erro do Rob, pois ele podia muito bem arranjar um casamento da moça com um de seus vassalos como forma de compensação. O que ele não podia jamais era quebrar o pacto de casamento com os Frey, pois isso envolvia, não só a sua honra pessoal, mas a de sua família, além de toda a causa do norte. Portanto, manter o acordo com os Frey era algo que estava muito acima de sua honra pessoal. Ter mantido a palavra não teria eliminado as tendências traiçoeiras dos Frey, menos ainda do Roose Bolton, mas certamente tornaria essa traição quase impossível, primeiro porque não haveria o que viria a ser chamado de Casamento Vermelho. A atitude do Rob é típica de um jovem ainda imaturo sobre quem foi jogado uma grande responsabilidade e que não soube lidar com ela. Afinal, ganhar batalhas não é sinal de maturidade, apenas revela uma habilidade, que se torna inútil diante da falta de maturidade para lidar com as grandes responsabilidades de uma liderança.
Perfect!

Um dos indícios que me parece deixar mais evidente esse dilema do Robb com a responsabilidade são os POV da Cat nos 3 primeiros livros. A morte prematura do Ned e o fato de Winterfell e o trono de Rei do Norte terem caído no colo de Robb não foram bem digeridos por ele. A todo o tempo o Robb parece não saber lidar com a figura da mãe no meio da tropa (Cat-haters, faz de conta que ela é legal aqui), ora menosprezando sua presença, ora ouvindo - e seguindo - a seus conselhos. Antes de julgar se Cat era ou não necessária no campo de batalha, pra mim parece que para o Robb ela era necessária como porto seguro, controlando os primeiros impulsos dele.
Ir para o topo Ir para baixo
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady
ColdHeart


Mensagens : 245
Data de inscrição : 21/01/2012
Localização : SP
Idade : 43
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Macaco
Sexo : Feminino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 03:02 pm

Como diria Tio Ben: With great power comes great responsability.
Ir para o topo Ir para baixo
policarpo
Membro do Conselho
Membro do Conselho
policarpo


Mensagens : 508
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Belo Horizonte, MG
Idade : 37
Zodíaco : Libra
Horóscopo chinês : Tigre
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Robert Dayne
Idade: 17
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 03:28 pm

Bom, primeiro eu gostaria de dar os parabéns pro faceless [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell 487377684

E dessa vez não tem ironia, trocadilho nem nada, juro!

Eu acho a teoria muito interessante! Primeiro pela plausibilidade, segundo pelos quotes e terceiro pela visão de abordar um tema que ninguém nem olha.

Ainda tenho que ler uns povs pra comentar direito e não sair falando bobagens (que mesmo lendo e relendo a gente ainda solta por aí).

Sobre os comentários, quem tá ignorando a possibilidade de poção não leu GRRM pra ver que o mundo dele reescreve muito dos clichês.

Nos comentários defendendo honra e tudo o mais, calma lá porque se a possibilidade de poção existir ela pode até inutilizar todas justificativas né pessoal.

E eu concordo sobre as pontas soltas! GRRM não é muito disso, não que toda história mal contada tenha pontas a se amarrar em outro canto da história, só que essa questão ainda tá é muito mal contada. "Vai ali numa incursão, sai pra noitada depois de uma batalha e volta com uma noiva"

Pera aí galera, Westeros não é Las Vegas com capelas que casam e descasam o povo ao menor motivo, a coisa não funciona bem assim! Até porque Rei do Norte ou não ele não ia conseguir casar de um dia pro outro sem um bocado de gente fazer um escarcéu do cão no ouvido dele! Como muitos defenderam Greatjon e alguns vassalos, eu acho que eles sim tinham bastante noção da vida pra achar que os Frey seriam jogados fora por uma pegação de leve...

Vou dar uma raciocinada ainda mas, faceless, muito obrigado por arranjar mais uma pulga atrás do orelha! Ótimo post!
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas
Sor
Sor
Lucas


Mensagens : 119
Data de inscrição : 13/12/2011
Idade : 36
Zodíaco : Libra
Horóscopo chinês : Gato
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 03:57 pm

Face, mais uma vez acrescentando conteúdo de primeira. Valeu meu mano.
Estou contigo nessa, acho totalmente plausível.
Foi um ponto que também me deixou muito indagado.
Essa relação Mirri, Melisandre e a Maggy foi sensancional!

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell 2430027274


Última edição por Lucas em 12/02/12, 04:02 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho
hades


Mensagens : 559
Data de inscrição : 04/09/2011
Sexo : Masculino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 03:59 pm

No terceiro livro, o Robb comenta com a Cat que a Jeyne o "consolou" após o que aconteceu com Bran e Rickon. Pra mim, isso explica o porque o Robb dormiu com a Jeyne. Ele estava emocionalmente abalado, estava frágil, e acabou rolando com a Jeyne. Agora se a Jeyne ou a mãe dela se aproveitou da situação, já é outra questão. Quanto a isso, acho que o estado em que o Robb se encontrava naquele momento já era o suficiente para um "ataque" da Jeyne, acho que não seria necessário uma poção do amor que ativasse a luxúria no Robb. Até porque, ele tinha 16 anos e era virgem, nessa idade não é necessário nenhuma poção afrodisíaca. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas
Sor
Sor
Lucas


Mensagens : 119
Data de inscrição : 13/12/2011
Idade : 36
Zodíaco : Libra
Horóscopo chinês : Gato
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 04:08 pm

Isso também é verdade Hades, Jeyne atacou Robb, pra mim isso é claro no livro, mas será que Robb realmente se deitaria com uma moça vassala dos Lannisters? Será que em sã consciência abriria mão dos Frey?
Sei lá, tenho minhas dúvidas, a situação tem essas 2 interpretações principais creio.
Ir para o topo Ir para baixo
faceless
Administrador
Administrador
faceless


Mensagens : 1188
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Idade: 23
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty12/02/12, 08:47 pm

policarpo, tu pegou o espírito. Um evento do livro que me lembra muito essa sensação de "mal explicado" é a morte de Robert. DO NADA o Rei morre por causa de um ataque de javali. Só depois que os detalhes são revelados e percebemos que houve um assassinato sutil planejado pelos Lannisters. Quem sabe o Martin não decidiu esconder uma nuance a mais da traição de Robb nas entrelinhas? Talvez isso nem seja explicado nos próximos livros, mas ainda assim está lá.

Luder, eu usei o termo "enfeitiçado" entre aspas por um motivo. Até por se tratar de Martin, não acho que seja uma poção do amor clássica. Melisandre fala em fumaças, Mirri também. Jeyne consolou Robb, como o hades disse, mas não custaria nada ter usado essas fumaças para afetar Robb. Não seria algo mágico, tanto que os efeitos das fumaças que Melisandre cita são todos efeitos que se assimilam a substâncias reais (afordisíacos, soros da verdade, etc).


Última edição por faceless em 13/02/12, 01:48 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zombietalk.com.br
Annadhel
Membro do Conselho
Membro do Conselho
Annadhel


Mensagens : 417
Data de inscrição : 11/01/2012
Localização : São Paulo
Idade : 36
Zodíaco : Capricórnio
Horóscopo chinês : Gato
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty13/02/12, 05:23 am

faceless, o que eu acho mais relevante nessa história é o fato de que Jeyne Westerling é neta - e isso é certo - da Maegi. O que pode vir disso me dá muito, mas muito medo. As poçoes e fumaças e vapores são uma possibilidade muito boa, mas ainda acho que tem mais coisa nisso ae... Falar que o Robb teve influências de 3ª ordem pra fazer tamanha burrada pra mim parece simples demais.
Ir para o topo Ir para baixo
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho
hades


Mensagens : 559
Data de inscrição : 04/09/2011
Sexo : Masculino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty13/02/12, 04:26 pm

A série vai explorar essa confusão com o Robb e a Jeyne. O Martin provavelmente vai auxiliar. Se realmente aconteceu alguma coisa, pode ser que a série mostre. Acho difícil, mas vai saber.
Ir para o topo Ir para baixo
Awen
Sor
Sor
Awen


Mensagens : 151
Data de inscrição : 11/02/2012
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty15/02/12, 03:21 pm

hades escreveu:
No terceiro livro, o Robb comenta com a Cat que a Jeyne o "consolou" após o que aconteceu com Bran e Rickon. Pra mim, isso explica o porque o Robb dormiu com a Jeyne. Ele estava emocionalmente abalado, estava frágil, e acabou rolando com a Jeyne. Agora se a Jeyne ou a mãe dela se aproveitou da situação, já é outra questão. Quanto a isso, acho que o estado em que o Robb se encontrava naquele momento já era o suficiente para um "ataque" da Jeyne, acho que não seria necessário uma poção do amor que ativasse a luxúria no Robb. Até porque, ele tinha 16 anos e era virgem, nessa idade não é necessário nenhuma poção afrodisíaca. Razz

Concordo com vc. A teoria é interessante, mas não acho que alguma magia tenha sido necessária. O acordo entre a mãe da Jeyne e o Tywin foi o de empurrar a filha para cuidar do lobo ferido. O resto aconteceu naturalmente. Não me parece que a Jeyne tenha participado do plano. Ela foi só uma ferramenta da pior sogra que o Robb poderia arrumar.
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty15/02/12, 04:04 pm

Estou tendo problemas para ir à página 2 desse post.
Ir para o topo Ir para baixo
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho
hades


Mensagens : 559
Data de inscrição : 04/09/2011
Sexo : Masculino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty15/02/12, 05:31 pm

Eu sei que a graça toda é teorizar. Mas às vezes acabamos superestimando demais o Martin. Essa coisa de dizer que o "Martin não deixa ponta solta", "Ele é inteligente demais", "Cada virgula do livro é proposital", acaba nos fazendo achar chifre em cabeça de cavalo. Razz

Um exemplo (um pouco exagerado) disso foi com Lost. Todos diziam "Eles são muito inteligentes", "O final está planejado", "Eles não colocariam um monstro de fumaça sem explicar o que é", e no fim não houve explicação alguma e centenas de pontas ficaram soltas. Eu acredito que ASOIAF não vai chegar num nível tão lamentável. Só estou citando esse exemplo pra mostrar como nós superestimamos demais a inteligência dos escritores. Às vezes nós acabamos achando "pistas" onde não existe e nos decepcionando depois.

Mas enfim... a graça é teorizar.

Citação :
minha teoria é pra dizer que acho que o Red Wedding só foi possível graças a essa ação de Sybell e Jeyne.

Eu acho que é possível sim, mas não necessáriamente com poção do amor. Mas de qualquer forma, o Red Wedding realmente só foi possível graças a ação de Jeyne, seja proprosital ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
Awen
Sor
Sor
Awen


Mensagens : 151
Data de inscrição : 11/02/2012
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty15/02/12, 06:03 pm

hades escreveu:
Eu sei que a graça toda é teorizar. Mas às vezes acabamos superestimando demais o Martin. Essa coisa de dizer que o "Martin não deixa ponta solta", "Ele é inteligente demais", "Cada virgula do livro é proposital", acaba nos fazendo achar chifre em cabeça de cavalo. Razz

Mas enfim... a graça é teorizar.

Citação :
minha teoria é pra dizer que acho que o Red Wedding só foi possível graças a essa ação de Sybell e Jeyne.

Eu acho que é possível sim, mas não necessáriamente com poção do amor. Mas de qualquer forma, o Red Wedding realmente só foi possível graças a ação de Jeyne, seja proprosital ou não.

Verdade. Uma coisa levou a outra. O atrasado Lord Frey ficou puto de ter sido humilhado pelos Stark e sem saber que fora um plano do Tywin, se vendeu para os Lannister, que segundo ele, era a casa que ele mais desprezava por serem esnobes. O velho é Humpty Dumpty cretino e agora amaldiçoado.
E vc tem razão sobre o autor, só saberemos se o Martin é tão bom quanto pensamos que é, quando lermos o ultimo livro de ASOIAF.
Até lá, não poderemos ter certeza. [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell 2209718220
Ir para o topo Ir para baixo
policarpo
Membro do Conselho
Membro do Conselho
policarpo


Mensagens : 508
Data de inscrição : 21/12/2011
Localização : Belo Horizonte, MG
Idade : 37
Zodíaco : Libra
Horóscopo chinês : Tigre
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Robert Dayne
Idade: 17
Classe:

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty15/02/12, 06:28 pm

Por mim ele já é foda... :meme1:
Ir para o topo Ir para baixo
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady
ColdHeart


Mensagens : 245
Data de inscrição : 21/01/2012
Localização : SP
Idade : 43
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Macaco
Sexo : Feminino

[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty15/02/12, 08:14 pm

Awen
Citação :
O atrasado Lord Frey ficou puto de ter sido humilhado pelos Stark e sem saber que fora um plano do Tywin, se vendeu para os Lannister
Vc acha mesmo q Frey fez o q fez pq se "sentiu humilhado"?? huahuahauhau Ele só fez o q fez pq a proposta do Tywin naquele momento era melhor q a proposta do Robb, e usou o casamento do Robb como desculpa p a vilanice q se seguiu hauauhau
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell   [SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[SPOILER LIVRO 4] Robb e Jeyne; Tywin e Sybell
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» [SPOILER] ROBB
» Varys - SPOILER QUINTO LIVRO
» [SPOILER LIVRO 1]Viserys Targaryen

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Ice and Fire :: Fã Area :: Taverna-
Ir para: