Fórum Ice and Fire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


http://forum.iceandfire.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Tópicos semelhantes

 

 Os POVs de GRRM

Ir para baixo 
+3
Aria Targaryen
Caninosbrancos
erreve
7 participantes
AutorMensagem
erreve
Moderador
Moderador
erreve


Mensagens : 465
Data de inscrição : 12/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Sexo : Masculino

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty11/02/12, 08:22 am

Um aspecto que sempre me intrigou nas Crônicas de Gelo e Fogo, foi a questão dos personagens Ponto de Vista (Point Of View - POV) de Martim. Durante muito tempo não entendia a razão dele fazer questão em falar e escrever sobre POVs.

Acho que pelo menos uma delas eu consegui perceber. O POV é, como diz o nome, um "ponto de vista", não necessáriamente um fato. Reflete a opinião do personagem e seu entendimento - seu ponto de vista - sobre determinado assunto que está sendo relatado. O fato, a realidade, pode ser outra muito diferente.

Como recurso é excelente, porque dá ao autor flexibilidade para desenvolver a trama o quanto quiser e com a velocidade que quiser. Por isso é que, na saga, nada é definitivo, nem tudo que lemos é o que parece e volta e meia somos surpreendidos por um fato sobre um assunto que, até àquele momento, pensávamos conhecer.
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogdoerreve.blogspot.com/
Caninosbrancos
Sor
Sor
Caninosbrancos


Mensagens : 189
Data de inscrição : 08/02/2012
Localização : Norte
Idade : 39
Zodíaco : Capricórnio
Horóscopo chinês : Rato
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty24/02/12, 03:43 pm

Também achei muito legal esta mecânica, pois até os comentários do 'narrador' são do onto de vista do personagem.

Vou começar a usá-los em meus livros tmb!
Ir para o topo Ir para baixo
http://quadrinhosgonzo.wordpress.com/
Aria Targaryen
Vassalo
Vassalo
Aria Targaryen


Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/03/2012
Sexo : Feminino

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty13/03/12, 09:01 pm

Esse é um aspecto que me chamou muito a atenção nos livros do Martin. Gosto bastante de você poder ver uma cena na perspectiva de um personagem e depois ver a perspectiva de outro sobre o mesmo fato. Entra na máxima de que a verdade não é absoluta e tudo depende do ponto de vista que se vê. Realmente gostei bastante disso nos livros! Smile

Spoiler:

E acaba que isso de não sabermos a motivação do outro é o que gera muito mal entendido e muitas vezes aquela pergunta: "Por que alguém faria isso?". É por isso que volto a repetir: gosto muito desse modo de narrativa do Martin! Smile E acredito que isso também ajuda os personagens a se tornarem cada vez mais complexos a cada momento que a história vai se desenrolando. silent
Ir para o topo Ir para baixo
Henrique
Mão do Rei
Mão do Rei
Henrique


Mensagens : 798
Data de inscrição : 29/07/2011
Localização : São Paulo
Idade : 30
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Henrique
Idade: 18
Classe:

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty13/03/12, 09:28 pm

Acho que os POVs são um artifício sensacional, que serve para apresentar a história de diferentes ângulos e, o que é melhor, os sentimentos de diversos personagens diante dos acontecimentos.

Por isso que costumamos dizer que não existem vilões em ASOIAF (a não ser casos extremos como Rorge, Dentadas e Gregor), pois compreendendo o que se passa na cabeça deles podemos entender seus atos (ou deverìamos, pelo menos)
Ir para o topo Ir para baixo
http://twitter.com/RickBarcelli
Mattar
Mão do Rei
Mão do Rei



Mensagens : 669
Data de inscrição : 26/11/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 31
Zodíaco : Touro
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty13/03/12, 11:27 pm

Todo mundo exaltou as qualidades do POV.
Eu aponto um defeito.
Nunca verá uma conversa, como por exemplo o mindinho e varys que a série colocou.
Ir para o topo Ir para baixo
Nina
Moderador
Moderador
Nina


Mensagens : 884
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Dorne
Idade : 35
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty14/03/12, 12:03 am

Mattar, isso foi um artifício usado pra dar contexto aos personagens, então dentro da série cabe esse tipo de coisa. Eu li em algum lugar que o último livro não vai ter POV de ninguém, parece que vai ser uma narrativa em terceira pessoa. Parece que o Martin não vai conseguir reunir os personagem para um final através de um ponto de vista ou de vários.
Ir para o topo Ir para baixo
Eddard
Lorde/Lady
Lorde/Lady
Eddard


Mensagens : 282
Data de inscrição : 11/08/2011

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty14/03/12, 11:57 am

Nina, você lembra onde você viu essa notícia? Se você pudesse colocar o link para que se pudesse ter acesso à notícia inteira, eu agradeceria muito.
Ir para o topo Ir para baixo
erreve
Moderador
Moderador
erreve


Mensagens : 465
Data de inscrição : 12/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Sexo : Masculino

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty17/03/12, 09:09 am

Mattar escreveu:
Todo mundo exaltou as qualidades do POV.
Eu aponto um defeito.
Nunca verá uma conversa, como por exemplo o mindinho e varys que a série colocou.
Peço desculpas. Provavelmente não entendi muito bem seu comentário, porque acho que conversas existem várias ao longo das crônicas, só que subsidiadas, muitas vezes, com o que o personagem POV está pensando, o que justifica a direção que ele imprime ao diálogo.

No caso citado, se bem me lembro do episódio , o que se sabe é que tanto Mindinho como Varys são pouco confiáveis, além disso não se sabe mais nada e fica a dúvida sobre quanto do conversado correspondeu, ou não, à verdade.

Nina escreveu:
Eu li em algum lugar que o último livro não vai ter POV de ninguém, parece que vai ser uma narrativa em terceira pessoa. Parece que o Martin não vai conseguir reunir os personagem para um final através de um ponto de vista ou de vários.
Também gostei da informação! Caso consiga encontrar o link (sei que não vai ser fácil), por favor, coloca ele aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://blogdoerreve.blogspot.com/
Nina
Moderador
Moderador
Nina


Mensagens : 884
Data de inscrição : 21/07/2011
Localização : Dorne
Idade : 35
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Feminino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty17/03/12, 01:46 pm

Vou procurar a notícia, mas não garanto nada já que faz muito tempo que li e não lembro onde.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os POVs de GRRM Empty
MensagemAssunto: Re: Os POVs de GRRM   Os POVs de GRRM Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os POVs de GRRM
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» POVs do livro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Ice and Fire :: Novidades :: Autor-
Ir para: