Fórum Ice and Fire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


http://forum.iceandfire.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...

Ir para baixo 
+13
guigsmal
Christy
Gabriel
YMAM
Eddard
Robert Stark
Guiga
Henrique
Luder
Nick
Aegon Targaryen
rgraveolens
Crislan
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty17/03/12, 10:03 pm

Douglas escreveu:
Luder escreveu:

Eu percebo a diferença, Eddard, mas discordo do argumento, pois escolha o Petyr tinha sim. Ele poderia ter apoiado o Ned e depois lidado com as consequencias da situação. Dúvido muito que o Ned o deixasse na mão diante do Stanis se tivesse colaborado para lhe garantir o trono. É claro que isso significava abrir mão de seus planos, pois o Stanis no trono dificilmente abriria espaço para ele, mas é uma escolha que se faz em situações como esta. Pode-se dizer que não é a mais racional, esperta, ou vantajosa, mas é sempre uma escolha. O Mindinho fez a dele, e fez porque é um cara que tem a sua própria agenda na guerra dos tronos, não por falta de opção.

Com todo respeito cara, isso é loucura. 200 moedas de ouro de um lado; Harrenhall e toda a sua renda, um título de nobreza e uma vaga no Conselho do outro. Como assim lidar com as consequências? Era óbvio a escolha que Slynt iria optar por. Lidar com a situação seria ou fugir como o Renly, ou ser morto como o Ned. Na verdade, teria corrido mais perigo do que o Ned, justamente por ser lowborn.

Stannis... dificilmente abriria espaço? Cara, o Stannis cortou os dedos de alguém que levou comida para ele, quando ele comia ratos e botas durante o cerco. Sem Davos, ele não teria resistido ao cerco dos Tyrells e Redwynes. Não, pode ter certeza que Petyr, e provavelmente Varys, teriam sido mortos. Logo, a escolha dele provavelmente era viver ou morrer. Se Ned não soube enxergar o rumo que tomará, a culpa é somente dele.

guigsmal escreveu:
Mindinho poderia ter comprado a patrulha, mas não quis, não sei porque querem negar o obvio

Isso é argumento? Foi tão bem disfarçado de flood que não consegui acompanhar.

A proposta no final se revelou uma farsa, pois o próprio Tywin deixou bem claro que o Slynt não iria ficar com Harrenhall. Eu não nego todas as implicações que você apontou, mas ainda insisto sim que Petyr tinha escolha. Já ficou bem claro que a idéia de oferecer Harrenhall foi do Petyr. A verdade é que Cercei jamais teria essa idéia, pois no fundo pensa como o pai e jamais consideraria oferecer uma honraria dessas a um filho de açougueiro. Se você me disser que ele fez a escolha mais fácil, racional e vantajosa para os seus interesses, vou concordar plenamente, mas dizer que ele não tinha escolha, isso eu não aceito. Escolhas existem, a questão é fazer uma e lidar com os riscos e consequências dela como o Ned fez. Quanto ao seu argumento sobre Stanis e Davos, ele mandou cortar os dedos do cara, mas o fez Lord e seu principal conselheiro, pois em sua rígidez de costumes reconheceu o que o cara fez por ele. Ele certamente imporia algum castigo ao Petyr, mas também reconheceria o seu papel na sua subida ao trono, como fez antes com o Davos em Ponta Tempestade, até porque teria o Ned ao seu lado para lembrar disso. Toda situação em que se tem de fazer escolhas envolvem riscos meu caro. O Petyr fez a escolha que lhe garantia menos riscos, até porque era a escolha que convinha aos seus interesses pessoais.
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty17/03/12, 10:21 pm

Mas a Cersei não fez a proposta como um blefe. Janos Slynt sentou-se no Conselho, e o Rei decretou a posse de Harrenhall. Perdoe-me, mas pulei essa parte onde fica claro que foi Petyr que teve a ideia sobre Harrenhall. Realmente não me lembro disso em minhas leituras.

Se existe uma coisa que nos é ensinado no 4º livro, AFfC, é que Cersei é uma força da natureza, da qual não podemos duvidar de sua capacidade de fazer ótimas decisões. E você realmente achou que ela pensa como o Tywin? Fica claro que ela imagina isso, mas sua brilhante regência não me convenceu.

Ned... a seu lado? Stannis já deixou claro que respeitava Ned, mas que nunca foram amigos. Veja, Davos agiu de livre e espontânea vontade. Não devia nenhuma lealdade a Stannis. Agora, subir ao Trono é encarado como direito seu, e dever de todo e qualquer homem leal ao reino. Para ele, Petyr não faria nada além de sua obrigação.

A escolha era entre Cersei, ou Ned e Stannis, sendo que a primeira o deixaria inteiro, enquanto a outra envolvia a possibilidade de perder pedaços de si... talvez alguns dedos, talvez a cabeça...
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty18/03/12, 08:09 am

Douglas escreveu:
Mas a Cersei não fez a proposta como um blefe. Janos Slynt sentou-se no Conselho, e o Rei decretou a posse de Harrenhall. Perdoe-me, mas pulei essa parte onde fica claro que foi Petyr que teve a ideia sobre Harrenhall. Realmente não me lembro disso em minhas leituras.

Se existe uma coisa que nos é ensinado no 4º livro, AFfC, é que Cersei é uma força da natureza, da qual não podemos duvidar de sua capacidade de fazer ótimas decisões. E você realmente achou que ela pensa como o Tywin? Fica claro que ela imagina isso, mas sua brilhante regência não me convenceu.

Ned... a seu lado? Stannis já deixou claro que respeitava Ned, mas que nunca foram amigos. Veja, Davos agiu de livre e espontânea vontade. Não devia nenhuma lealdade a Stannis. Agora, subir ao Trono é encarado como direito seu, e dever de todo e qualquer homem leal ao reino. Para ele, Petyr não faria nada além de sua obrigação.

A escolha era entre Cersei, ou Ned e Stannis, sendo que a primeira o deixaria inteiro, enquanto a outra envolvia a possibilidade de perder pedaços de si... talvez alguns dedos, talvez a cabeça...

Imagino que isso que você escreveu sobre a Cercei ser uma força da natureza, tomar ótimas decisões e sobre sua brilhante regência seja uma ironia. Em relação a ela pensar como o Tywin, me pareceu bem claro na minha postagem que eu estava me referindo específicamente ao fato de oferecer Harrenhall a um homem com as origens do Janos Slynt.

Em relação ao Ned ficar ao lado do Petyr, reafirmo a minha opinião. Sabemos o tipo de homem que o Ned era e ele jamais ficaria de lado se o Stanis decidisse deixar o Mindinho uma cabeça mais baixo depois de ascender ao trono. Não importa se Stanis não o considerasse um amigo, mesmo sendo rei ele jamais poderia deixar a opinião de Ned Stark de lado. Além de ser o homem que lhe garantiu o trono, ele também tinha atrás de si todo o poderio do Norte e de Correrio também. É bom lembrar que se as ações do Ned tivessem sido bem sucedidas, o Stanis teria subido ao trono, mas ainda não estaria garantido, pois teria de lidar com os Lannister pai e filho, com Renly e o poder de Jardim de Cima e até com os Homens de Ferro.

O Stanis é um homem de costumes rígidos sim, mas não devemos confundí-lo com um idiota incapaz de pragmatismo. O diálogo dele com o Davos em A Fúria de Reis, enquanto discutiam sobre o Castelão de Ponta Tempestade, que se recusava a entregar tanto o castelo quanto o bastardo do Robert, mostra que ele sabe diferenciar os aliados sinceros dos interesseiros, que ele não gosta, mas reconhece que não pode dispensar. Sem falar que o Davos ainda não era juramentado a ele quando furou o cerco a Ponta Tempestade, o fez por interesse numa recompensa sim, e foi recompensado de uma maneira que certamente não tinha imaginado. A escolha do Petyr envolvia riscos sim, assim como a que o Ned fez e lhe custou a cabeça, mas não é nenhum absurdo especular que ele poderia ter tido por parte do Stanis o mesmo tratamento que o Davos teve, ainda mais com o apoio que certamente teria do Ned diante dessa situação.
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty18/03/12, 12:34 pm

Citação :
Em relação a ela pensar como o Tywin, me pareceu bem claro na minha postagem que eu estava me referindo específicamente ao fato de oferecer Harrenhall a um homem com as origens do Janos Slynt.

Não é a mesma Cersei que ofereceu nobreza a qualquer indivíduo que trouxesse uma certa cabeça, independente de sua origem? Não é a mesma que abre as pernas aos Kettleblack (todos os três)? Mesmo hedge knights, Osmund Kettleblack foi nomeado por Cersei para a Guarda Real. O nascimento não chega a ser um problema para Cersei, contanto que ela ache que o beneficiário será mais uma parte de sua rede de poder.

O problema é achar que Ned iria erguer-se contra o rei para defender Littlefinger, ainda mais se o mesmo fosse acusado de suborno e desvio de rendas da coroa, acusações essas que teriam todo fundamento. Pode ser que Ned conseguisse mandá-lo para a Muralha inteiro, mas entrar em guerra por causa do Petyr? Dificilmente Ned poderia intervir caso Stannis resolvesse se livrar de Littlefinger e Varys.

Mais uma vez: a situação de Davos e Petyr são diferentes.

Citação :
Sem falar que o Davos ainda não era juramentado a ele quando furou o cerco a Ponta Tempestade, o fez por interesse numa recompensa sim, e foi recompensado de uma maneira que certamente não tinha imaginado.

Mas é exatamente isso que eu disse mais atrás. Davos não devia nada, absolutamente nada a Storm's End. Já todo e qualquer homem deve obediência e lealdade ao rei, e Stannis via como seu o direito pelo trono. Independente de qualquer expectativa de recompensa, ou medo de punição, todos deveriam apoiá-lo.

Littlefinger conhecia Stannis, mais do que Ned.
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty18/03/12, 05:39 pm

Douglas escreveu:
Citação :
Em relação a ela pensar como o Tywin, me pareceu bem claro na minha postagem que eu estava me referindo específicamente ao fato de oferecer Harrenhall a um homem com as origens do Janos Slynt.

Não é a mesma Cersei que ofereceu nobreza a qualquer indivíduo que trouxesse uma certa cabeça, independente de sua origem? Não é a mesma que abre as pernas aos Kettleblack (todos os três)? Mesmo hedge knights, Osmund Kettleblack foi nomeado por Cersei para a Guarda Real. O nascimento não chega a ser um problema para Cersei, contanto que ela ache que o beneficiário será mais uma parte de sua rede de poder.

O problema é achar que Ned iria erguer-se contra o rei para defender Littlefinger, ainda mais se o mesmo fosse acusado de suborno e desvio de rendas da coroa, acusações essas que teriam todo fundamento. Pode ser que Ned conseguisse mandá-lo para a Muralha inteiro, mas entrar em guerra por causa do Petyr? Dificilmente Ned poderia intervir caso Stannis resolvesse se livrar de Littlefinger e Varys.

Mais uma vez: a situação de Davos e Petyr são diferentes.

Citação :
Sem falar que o Davos ainda não era juramentado a ele quando furou o cerco a Ponta Tempestade, o fez por interesse numa recompensa sim, e foi recompensado de uma maneira que certamente não tinha imaginado.

Mas é exatamente isso que eu disse mais atrás. Davos não devia nada, absolutamente nada a Storm's End. Já todo e qualquer homem deve obediência e lealdade ao rei, e Stannis via como seu o direito pelo trono. Independente de qualquer expectativa de recompensa, ou medo de punição, todos deveriam apoiá-lo.

Littlefinger conhecia Stannis, mais do que Ned.

Como diria o Estripador, vamos por partes:

No caso da Cercei, eu diria que você está falando sobre contextos e situações muito diferentes. Sem falar que em O Festin dos Corvos, quando aconteceram todas essas situações que você relatou, ela já tinha pirado o cabeção completamente, justamente porque não tinha mais o pai para servir de referência.

Em relação ao Ned, eu não tenho dúvida que ele faria isso sim. Afinal é o mesmo Ned que se manteve firme em sua visão de mundo diante das escolhas muito mais pragmáticas que o mesmo Mindinho, e a própria Cercei, é só lembrar-se do diálogo em que ela tenta claramente seduzí-lo, ofereceram a ele. Um homem como Ned Stark jamais aceitaria que o Stanis fizesse falsas acusações ao Mindinho. Isso mesmo meu caro, tudo isso que você disse sobre suborno e desvio de rendas da coroa não se sustenta, pois o próprio Stanis reconhece que tudo foi feito com a anuência do Robert, ou seja, se foi feito com o consentimento do rei não pode ser chamado de corrupção. Eu insisto que você tem uma visão errado do Stanis, confundindo a visão de mundo rígida dele com incapacidade de fazer escolhas pragmáticas. Esse mesmo Stanis foi capaz de aceitar os Lords que horas antes estavam do lado do Renly não seria capaz de aceitar o Mindinho, que vale 10 vezes mais que cada um daqueles? Bom, talvez o pragmantismo dele não chegasse a tanto, mas o máximo que Stanis poderia fazer era afastar o Mindinho do Conselho, executá-lo, ainda por cima por acusações que não se sustentavam, ele não faria. Eu também acho que o Petyr conhecia o Stanis melhor que o Ned, mas justamente por isso, não creio que foi o medo de ser executado que o fez escolher comprar a patrulha da cidade para a Cercei e não para o Ned. Esse é o cerne da minha discordâcia sobre a opção do Mindinho: você acha que ele estava diante da escolha entre apoiar a Cercei e viver e apoiar o Ned e morrer. Eu discordo disso, em minha opinião o Petyr fez o que fez porque sabia que com Stanis no trono e Ned fortalecido, todos os seus planos pessoais iriam por água abaixo. Essa foi a razão da escolha que fez, entre garantir um soberano legítimo e seus próprios interesses, ele escolheu a segunda opção.
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty18/03/12, 07:02 pm

Citação :
Um homem como Ned Stark jamais aceitaria que o Stanis fizesse falsas acusações ao Mindinho.

A questão é que não eram falsas. Mesmo sob a anuência de Robert não significa que não tenha sido cometido suborno e desvios. É o que Tyrion diz dos esquemas do Littlefinger. Tyrion também não ousou tocá-lo imediatamente, mas acreditava que, normalizada a situação, talvez enviasse Petyr para fazer companhia ao Slynt na Muralha. Principalmente quando conversaram sobre a adaga de Valyrian Steel.

Só porque Robert era um rei desleixado, não significa que Petyr fosse inocente. E acredito que Ned sabia disso, afinal o procurou para comprar os Gold Cloaks.

Ninguém nega que houve outras motivações para a ação do Petyr, inclusive sociais, econômicas e política. Se você ler meus posts, e os do Eddard nesse mesmo tópico, vai ver isso. Mas a escolha de apoiar o Ned resultaria em muito mais do que apenas fechar caminhos de ascenso socioeconômica.

Pensar num Stannis menos pragmático é pensar nele pós-blackwater. É claro que ele aceita os lordes que acompanharam Renly. Foi para isso que ele viajou até Storm's End. E, na visão dele, aqueles senhores deviam lealdade a ele, não somente como legítimo herdeiro da coroa, mas também como verdadeiro senhor de Storm's End. Essa era a visão de Stannis. O que é uma situação completamente da de Petyr, que não possui espadas para oferecer. O valor dele é justamente agir fora das regras, das leis. E por mais útil que isso fosse, não poderia durar em um reinado do Stannis. E nisso há uma similaridade do Stannis com Tyrion: enquanto fosse necessário, Petyr permaneceria intocado. Acabado o tumulto, seria dado um jeito nele.

O pragmatismo do Stannis tem limite, principalmente antes da derrota. Tanto que Littlefinger diz que ele não teria esquecido o cerco de Tyrells e Redwynes. Tem que perceber as sutilezas dos pontos de vista de cada personagem.

Quanto a Cersei, ela sempre foi o que é. Somente havia quem a restringisse, fosse Robert, Tyrion ou sei pai. Entre a morte de Robert e a ida de Tyrion para a Corte, ela agiu como quis na função de Regente, uma vez que Joffrey não se dignava a discutir tais questões.

Ir para o topo Ir para baixo
Lord_ChaD
Sor
Sor
Lord_ChaD


Mensagens : 136
Data de inscrição : 20/01/2012
Localização : Florianópolis
Idade : 35
Zodíaco : Câncer
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 01:51 am

Luder escreveu:
Eddard escreveu:
Ninguém falou que Petyr não queria Stannis no trono, ou que Petyr não agiu pelas costas, não traiu Ned. O que estamos argumentando, é que ele não teve escolha. Percebe a diferença?

Eu percebo a diferença, Eddard, mas discordo do argumento, pois escolha o Petyr tinha sim. Ele poderia ter apoiado o Ned e depois lidado com as consequencias da situação. Dúvido muito que o Ned o deixasse na mão diante do Stanis se tivesse colaborado para lhe garantir o trono. É claro que isso significava abrir mão de seus planos, pois o Stanis no trono dificilmente abriria espaço para ele, mas é uma escolha que se faz em situações como esta. Pode-se dizer que não é a mais racional, esperta, ou vantajosa, mas é sempre uma escolha. O Mindinho fez a dele, e fez porque é um cara que tem a sua própria agenda na guerra dos tronos, não por falta de opção.

Peguei o bonde andando e li todo o tópico rapidamente, então, posso comentar algo que ja foi dito sem perceber, mas, fico pensando se Ned realmente o ajudaria após a ascensão de Stannis ao trono, dado o valor que Ned dava ao seus valores/ética e sabendo que Littlefinger era manipulador, corruptível, etc.
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 01:53 am

Lord_ChaD escreveu:

Peguei o bonde andando e li todo o tópico rapidamente, então, posso comentar algo que ja foi dito sem perceber, mas, fico pensando se Ned realmente o ajudaria após a ascensão de Stannis ao trono, dado o valor que Ned dava ao seus valores/ética e sabendo que Littlefinger era manipulador, corruptível, etc.
Spoiler:

Bem lembrado.
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 08:16 am

Jaime Lannister não cometeu regicídio por causa do que Aerys fez com o pai e o irmão do Ned, numa conversa com a Catelyn no livro 1 ele diz isso com todas as letras. Ned não tinha motivo nenhum para ser grato ao Jaime, não tinha a menor idéia de que ele tinha salvado a cidade de ser destruída ao matar Aerys e seus acólitos e nem tinha qualquer motivo para acreditar que Jaime fizera aquilo por qualquer motivo altruísta. É bom lembrar que Ned sempre se ressentiu dos Lannister por só terem aderido a causa do Robert no final, quando a vitória estava praticamente garantida. Na visão do Ned ato de Jaime apenas expressava esse tipo de atitude, que para ele era infame. Completamente diferente da situação do Petyr, pois o próprio Ned acompanhou toda a situação e se seu plano tivesse dado certo ele seria o primeiro a recenhecer que isso só foi possível graças ao Petyr.
Ir para o topo Ir para baixo
Eddard
Lorde/Lady
Lorde/Lady
Eddard


Mensagens : 282
Data de inscrição : 11/08/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 10:30 am

Ned tem um código de honra estrito e imutável. Se Stannis fosse punir Mindinho com justiça pelos crimes que ele cometeu, Ned não se oporia. Talvez pedisse que a pena fosse um pouco abrandada pela natureza dos crimes, mas só se ele achasse que isso era o certo, o correto a se fazer, não por causa de nenhuma ajuda do Petyr.
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 06:33 pm

Westeros é um monarquia absolutista. Tudo, absolutamente tudo o que é feito em nome ou com a concordância do rei é considerado legal. Todas as acusaçõe que o Stanis poderia fazer ao Mindinho são medidas que ele tomou com a concordância do Robert, portanto, não há como acusá-lo de algo sem que isso seja apenas um pretexto para executá-lo, e justiça não será. O Ned seria o primeiro a reconhecer isto. Ele tinha o seu código de honra sim, mas era um homem bem menos simplório do que vocês estão descrevendo, pois sabia diferenciar o que se faz com a concordância do rei, que ele reconhecia como escolha de caráter por parte de alguém, e o que se faz pelas suas costas, que ele vê como traição. Ele não tinha dúvidas sobre o caráter do Petyr, a reunião do conselho onde ele foi um dos mais cínicos ao definir sua opinião sobre o assassinato da Dany e do filho que ela esperava, deixa isso claro. Esse assassinato, aliás, foi ordenado pelo Robert, o que o tornava legal sobre todos os aspectos. O Ned escolheu não participar disso porque era um homem honrado, mas em nenhum momento ele contestou o direito legal do Robert, como rei, de ordená-lo. As vezes parecem ter esquecido que foi o Ned quem procurou o Petyr e pediu que ele comprase a Patrulha da Cidade para os seus planos, mostrando que mesmo honrado como era, ele sabia que precisava lançar mão de subornos para atingir seus objetivos.
Ir para o topo Ir para baixo
Eddard
Lorde/Lady
Lorde/Lady
Eddard


Mensagens : 282
Data de inscrição : 11/08/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 07:53 pm

A morte de Danaerys foi ordenada pelo rei, não feita em conivência a ele. Temos que ver esta diferença. A questão é que o rei nunca mandou Petyr subornar ninguém, o rei mandava Petyr arranjar dinheiro, e não se importava em como ele arranjava-o. Petyr fez tudo isso como Mestre da Moeda, mas o rei nunca deu nenhuma ordem direta para que ele tomasse as atitudes contrárias a lei que ele tomou. É o mesmo que um rei pedir para que um coletor de impostos pegue tudo o que pertence ao reino, e esse mesmo coletor matar todos para conseguir isso. O rei não mandou ele matar ninguém, portanto ele cometeu crimes sim. E Ned não subornou ninguém para fazer algo ilícito, ele pagou à patrulha para que ela cumprisse seu dever com o legítimo rei, para que ela fizesse nada mais que sua obrigação.
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 08:16 pm

Citação :
Westeros é um monarquia absolutista. Tudo, absolutamente tudo o que é feito em nome ou com a concordância do rei é considerado legal. Todas as acusaçõe que o Stanis poderia fazer ao Mindinho são medidas que ele tomou com a concordância do Robert...

De forma alguma; ele possui autorização para agir em nome do Rei, e a favor do Rei. Nunca em proveito próprio, para enriquecimento de sua pessoa.

Citação :
O Ned escolheu não participar disso porque era um homem honrado, mas em nenhum momento ele contestou o direito legal do Robert, como rei, de ordená-lo.


Nem poderia contestar o direito legal de Stannis.

Citação :
As vezes parecem ter esquecido que foi o Ned quem procurou o Petyr e pediu que ele comprase a Patrulha da Cidade para os seus planos, mostrando que mesmo honrado como era, ele sabia que precisava lançar mão de subornos para atingir seus objetivos.

Ned pensa estar evitando um mal maior. Principalmente, achava que devia isso a seu rei, Robert. No fim, fez o que fez para honrar sua promessa a Robert.
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty19/03/12, 09:26 pm

Eu vou jantar agora, e daquei a pouco vai começar um filme que estou muito afim de ver. Vou deixar para dar essa resposta amanhã de manhã, antes de ir dar a minha aula. Mais não posso deixar de ficar espantado com esse tipo de argumento que eu acabei de ler, vocês estão brincando não é?
Ir para o topo Ir para baixo
Luder
Lorde/Lady
Lorde/Lady



Mensagens : 261
Data de inscrição : 25/12/2011

[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty20/03/12, 08:39 am

Citação :
A questão é que o rei nunca mandou Petyr subornar ninguém, o rei mandava Petyr arranjar dinheiro, e não se importava em como ele arranjava-o. Petyr fez tudo isso como Mestre da Moeda, mas o rei nunca deu nenhuma ordem direta para que ele tomasse as atitudes contrárias a lei que ele tomou.

Dentro dessa fala tem a negativa da sua afirmação. Se Robert não se importava como Petyr arranjava o dinheiro significa que os métodos dele tinha a concordância do rei; desde que entregasse o que era pedido, ou seja, o dinheiro. A concordância do rei, portanto, tornava qualquer medida do Mindinho legal.

Citação :
É o mesmo que um rei pedir para que um coletor de impostos pegue tudo o que pertence ao reino, e esse mesmo coletor matar todos para conseguir isso. O rei não mandou ele matar ninguém, portanto ele cometeu crimes sim.

Se este rei não estipular condições específicas para a coleta desses impostos, se só se preocupar em receber o dinheiro como era o caso do Robert, então ele não pode acusar, pelo menos não com justiça, o subordinado de ter cometido qualquer crime. É claro que um rei pode pegar um subordinado como bode expiatório, e essa seria a única coisa que poderia acontecer ao Petyr no caso dos atos que ele fez com a concordância do Robert, mas justiça não seria, com certeza, pelo menos não do jeito que vocês estão colocando a coisa.

Citação :
E Ned não subornou ninguém para fazer algo ilícito, ele pagou à patrulha para que ela cumprisse seu dever com o legítimo rei, para que ela fizesse nada mais que sua obrigação.

A obrigação da Patrulha era apoiar o rei legítimo sim, mas ninguém que fazia parte dela, incluindo o Slynt, tinha a menor idéia do que estava acontecendo no jogo dos tronos. Para todos os efeitos, Joffrey era o rei legítimo, e o ato do Ned tinha toda a aparência de um golpe. Por isso ele procurou a ajuda do Petyr, para subornar a Patrulha, pois sabia que as evidências que ele tinha não poderiam servir de prova da ilegitimidade do Joffrey, mostrando que ele não era sujeito totalmente simplório que você e o Douglas descrevem.

Citação :
De forma alguma; ele possui autorização para agir em nome do Rei, e a favor do Rei. Nunca em proveito próprio, para enriquecimento de sua pessoa.

Ele tinha sim, Douglas. Westeros não é um Estado Democrático Moderno, com leis bem definidas para servidores públicos sobre a proibição de utilizar o cargo para enriquecer. Westeros era uma monarquia absolutista, onde Petyr era um dos que tinham acesso às benesses do Trono de Ferro. Ele podia sim usar o cargo que ocupava para enriquecimento próprio, desde que tivesse a concordância do rei para isso, e ele tinha. O próprio Stanis lembra do caso do Slynt e da venda de cargos na Patrulha, e de como o Robert não via nada demais nisso. Enquanto Petyr mantivesse o ouro entrando nos cofres reais ele tinha plena concordância do Robert para enriquecer no cargo.

Citação :
Nem poderia contestar o direito legal de Stannis.

Mas poderia se opor a essa decisão como se opôs a decisão de matar a Dany e o filho, com o subsequente rompimento. E vou lembrar de novo o que eu coloquei várias postagens atrás sobre a situação do Stanis: mesmo que o plano do Ned tivesse dado certo e Stanis tivesse subido ao trono, ele ainda não estaria seguro, pois teria de enfrentar os Lannister pai e filho, o Renly e o poderio de Jardim de Cima e até os Homens de Ferro. Ele jamais poderia correr o risco de perder o apoio do Ned só por decidir dar uma de Aerys II e mandar executar alguém por crimes não cometidos, apenas por não gostar dessa pessoa.

Citação :
Ned pensa estar evitando um mal maior. Principalmente, achava que devia isso a seu rei, Robert. No fim, fez o que fez para honrar sua promessa a Robert.

Nada disso muda o fato de que ele procurou o Mindinho e o pediu para subornar a Patrulha. Isso mostra mais uma vez que ele, apesar de um homem extremamente honrado, não era o simplório que você o Eddard insistem em descrever.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...   [SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado... - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[SPOILERS] Quero saber se vai ser explicado...
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» [Spoilers Livro 1]Teoria: Todo livro de game of trones é explicado no começo do livro.‏
» [Spoilers, muitos spoilers...] Humor
» Entao, só para saber sobre o Tormenta de Espadas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Ice and Fire :: Livros :: O Festim dos Corvos-
Ir para: