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MensagemAssunto: Wargs   Wargs Empty17/08/11, 07:51 pm

Bom, está na hora de resolver a questão dos Wargs-Wights.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Com essa frase de efeito, vamos ao que interessa. Exponho uma teoria que formulei sobre a ligação entre Wargs, Crianças da Floresta, Primeiros Homens, Weirwoods e deuses antigos.

O que é um Warg?
Um Warg é um humano capaz de transferir sua mente para o corpo de um animal. Tal transferência deixa o corpo original inerte, como se a pessoa estivesse em um sono. Uma vez domado por um humano, o animal passa a ser passível de controle por outros Wargs.

Forjado um link, elo, entre humano e animal, é possível que o humano quando de sua morte passe a viver através do animal, o que é conhecido como "segunda vida". Apesar de em um primeiro momento manter sua consciência, com o passar do tempo a mente humana esvanece e é incorporada pelos instintos animais.

Mas tal link implica um desafio já em vida, uma vez que o humano deve encontrar um balanço entre seu identidade e os instintos animalescos que fluem através do elo (lembrem do Rickon lambendo o sangue do focinho de Shaggydog). O elo também proporciona que o ser humano, mesmo sem transferir sua mente, possa utilizar-se (ou receber "informação") dos sentidos do animal.

Quem pode ser um Warg?
Até o momento, nada nos foi dito dos requisitos para que uma pessoa possa vir a ser um Warg, embora acredito que isso venha a ocorrer através do sangue (tal teoria será elaborada ao final).

Mas se a habilidade de um Warg está ligada ao sangue, e 4 das crianças Stark são Wargs, então todos os Starks são Wargs?
Não! Não é assim que tal habilidade se manifesta.

Agora, a teoria:

Como sabemos, após séculos e séculos de guerra, Primeiros Homens e Crianças da Floresta selam um pacto de paz e amizade na Ilha das Faces, na região sul do continente de Westeros (próximo a Harrenhal). Através dessa recém-formada amizade, as Crianças da Floresta ensinaram a magia antiga, vinculada aos deuses antigos (deuses da terra), aos Primeiros Homens. Uma das principais habilidades foi a comunicação através de corvos. Não utilizando papel e tinta, mas sim falando através deles. Acredito que esta seja a origem do ditado: Dark Winds, Dark Words - Asas Negas, Palavras Sombrias. Uma clara indicação da habilidade Warg.

Com a chegada da Longa Noite, um inverno sombrio que durou gerações e no qual os White Walkers, Outros, desceram do Norte e quase destruíra toda a vida em Westeros. Tal ameaça uniu ainda mais os dois povos, que em aliança combateram frio e gelo com vida e fogo. Há indícios ao longo da trama, mas principalmente em ADwD, que Crianças e Outros são inimigos antigos. Mas isso não vem ao caso no momento.

A aliança prosperou, com homens aprendendo as magias da terra e erguendo grandes construções. A mais renomada delas é A Muralha, uma enorme parede de gelo maciço. Guarda pela Patrulha da Noite, tal construção possui em sua fundações poderosos feitiços antigos que impedem que criaturas mágicas (sobrenaturais) a atravessem.

Com a vinda dos Andals (ândalos?) para Westeros, partindo do continente oriental Essos, as Crianças da Floresta passam a ser caçadas e dizimadas. Impondo a religião dos sete deuses, os novos invasores executam uma derrubada sistemática dos Weirwoods. Em um processo de conquista territorial, logo ocupam todo Westeros, com exceção do Norte, onde os Reis do Inverno impedem o avanço ândalo na fortaleza de Moat Cailin. Logo, somente restam ao sul de Moat Cailin poucos exemplos de Weirwoods, sendo a maior parte concentrado na Ilha das Faces, protegida pelos misteriosos Homens Verdes.

Feita a introdução necessária, vamos ao centro da teoria:

Creio que a principal condição para um humano possuir a habilidade Warg é ser descendente dos Primeiros Homens, ou seja, possui tal sangue em suas veias. Sabemos que dentre os Wildlings, os selvagens, é algo natural ser um Warg. Não significa que eles sejam completamente aceitos, mas tampouco são perseguidos, como o seriam no Sul. Dentre os wildlings, os Wargs costumam viver isolados ou em pequenos grupos, se reunindo em algumas ocasiões em grandes agrupamentos onde socializam uns com os outros (verificar Prólogo - ADwD).

Estabelecida essa primeira condição, acredito que o contato com os antigos deuses seja necessário para o desenvolvimento de tal habilidade. Até o momento, todos os personagens com tal habilidade acreditavam em tais deuses. Embora ainda existam indivíduos com o sangue dos Primeiros Homens no Sul, o culto aos antigos foi substituído pelos novos sete deuses. Uma exceção será apresentada mais a frente.

Segundo o corvo de três olhos, aquele mesmo que aparece nos sonhos de Bran, um indivíduo dentre mil possui a capacidade de desenvolver a habilidade Warg. Dentre mil Wargs, um desenvolve a habilidade de greenseer, mas esta habilidade não vem ao caso no momento. Claro que tais indivíduos precisam estar dentro do grupo delineado acima.

Agora, o caso específico que acredito comprovar a necessidade de descendência dos Primeiros Homens e o culto dos antigos deuses. Contém um spoiler de ADwD, no qual é revelado a identidade do corvo de três olhos.

Dentre as famílias nobres do Sul, existe uma (podem haver mais, não nos foi dito) que ainda cultua os antigos deuses e mantém um Weirwood em sua propriedade. Os Blackwoods, súditos da casa Tully de Riverrun, são uma antiga linhagem descendente dos Primeiros Homens que, mesmo após a invasão dos ândalos e imposição de uma nova cultura e religião, mantiveram se fiéis a sua crença. Em seu castelo, em Raventree, há um enorme Weirwood, creio que maior até que o de Winterfell. De tamanho colossal, há muito a árvore morrera e se petrificou. Apesar disso, todas os fins de tardes uma grande massa de corvos voam e pousam em seus enormes galhos, resultando desse curioso fato o nome da localidade, Raventree - Árvores dos Corvos.

Filho da casa Blackwood e Targaryen, Bryden Rivers, também conhecido como Bloodraven, é um bastardo que acaba na Muralha, sendo erguido até o posto de Lord Commander. Para mais informações sobre ele, conferir o tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bryden Rivers é o corvo de três olhos; um poderoso warg, Rivers também é um greenseer, o último deles. Como tal, guiará Bran além da Muralha para ensiná-lo o que fora passado pelas Crianças da Floresta em tempos atualmente pertencentes a esfera das lendas. Rivers é uma prova da necessidade do sangue e o culto aos antigos deuses: embora possua sangue Targaryen, ele também possui sangue dos Blackwoods, que nunca abandonaram o culto antigo, e nasceu em um castelo que possui um colossal weirwood, onde se reúnem milhares de corvos todos os fins de tarde.

Em suma, espero ter conseguido explicar o que é um "warg", e o porquê deles aparecerem basicamente somente no Norte. Sangue e o culto aos antigos deuses definem tal habilidade, embora ela não se manifeste em todos (1:1000). Warg não é um morto-vivo, mas sim um humano com a capacidade de manter um elo com um animal.

Questões?

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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty17/08/11, 08:17 pm

Depois de ler isso tudo nem tenho mais perguntas!
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty17/08/11, 10:42 pm

As quatro crianças Stark são wargs? Tem algo a respeito nos dois primeiros livros?
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty17/08/11, 10:56 pm

Nina escreveu:
As quatro crianças Stark são wargs? Tem algo a respeito nos dois primeiros livros?

Se não me engano 2 você já percebe no 1º livro. As outras 2 fica mais evidente no 3º.

Spoiler:
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty17/08/11, 10:59 pm

E a Sansa não manifestou porque a Lady foi morta. Logo no começo.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty17/08/11, 11:03 pm

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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 12:27 am

Muito interessante essa associação de que os wargs precisam ser decendentes dos First Men. No sul acho que só os Blackwood mesmo veneram os Deuses Antigos.

Lembrando que há também a possibilidade de um warg ter sua aptidão reprimida, seja por não ser tão forte ou por não tê-la desenvolvido.

Os wildlings convivem com a vida selvagem de uma forma muito mais intensa, talvez por isso também os wargs se manifestem com mais frequência entre eles. As famílias nobres adotam costumes mais "civilizados" que os afastam da interação com os animais, com a floresta e com a raiz desse poder.

Talvez o aparecimento dos lobos gigantes tenha quebrado essa barreira e despertado a warguisse dos Stark Razz
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 10:06 am

Também acho. O que desperta a "warguisse" nas pessoas é a interação com os animais e com a vida selvagem da natureza. Por isso os Stark despertaram e os selvagens despertam com mais facilidade.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 12:43 pm

Tão esclarecedor que nem tenho mais o que falar...
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 02:37 pm

Até agora não vi nenhuma utilidade nesse dom.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 02:40 pm

Você já leu o livro 3?
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 02:42 pm

Tõ no começo... Mas pode soltar o spoiler
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 02:45 pm

Eu li 140 páginas da versão portuguesa que estão disponibilizadas no site da saída de emergência. Pelo que eu entendi do capítulo que eu li
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 02:48 pm

Bomba!! Nymeria, é bolada!!
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 02:50 pm

Boladona mesmo!
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 03:12 pm

Spoiler:
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 04:13 pm

Nina escreveu:
Spoiler:

Isso não acontece. Cada um segue seu rumo.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 04:17 pm

facelessman escreveu:

Os wildlings convivem com a vida selvagem de uma forma muito mais intensa, talvez por isso também os wargs se manifestem com mais frequência entre eles. As famílias nobres adotam costumes mais "civilizados" que os afastam da interação com os animais, com a floresta e com a raiz desse poder.

faceless, acredito que seja por aí mesmo. Além da Muralha ainda é muito forte a crença nos deuses antigos. Lembrando de quando Osha encontra Bran e Hodor na Godswood de Winterfell, e ela diz que os deuses estavam respondendo, quando ela pergunta se Bran não conseguia escutá-los. Embora o Norte cultue os antigos, parece ser algo mais de tradição mesmo, sem a intensidade dos wildlings, que vivem em contato com a natureza, com tais deuses.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 04:20 pm

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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 05:11 pm

Primeiro: GENIAL! Parabéns e obrigada mestre! cheers

Douglas escreveu:
O que é um Warg? Um Warg é um humano capaz de transferir sua mente para o corpo de um animal.

Wight é só um morto vivo? Sem super poderes? Qual q intenção deles existirem?

Faz um texto explicativo igual esse que você fez sobre os wargs.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 05:17 pm

Bom, só tive tempo de ler o texto agora. Realmente muito esclarecedor; parabéns, Douglas! Só tenho uma ressalva. Wink

Citação :
Bryden Rivers é o corvo de três olhos; um poderoso warg, Rivers também é um greenseer, o último deles.
Mas Jojen não é um greenser também? Isso me faz pensar que os cranogmanos também podem ser wargs, já que é possível um indivíduo ser warg e também ter a habilidade dos sonhos verdes. Mesmo na proporção de 1 greenser para cada 1000 wargs, será que Howland Reed não pode ter essa habilidade e tê-la transmitido ao Jojen? Mas é besteira discutir isso e eu estou divagando do assunto do tópico, como sempre. Laughing

Jo, a única utilidade dos wights é servirem aos Outros. Eles são as pessoas mortas pelos Outros e que são controladas por eles, com exceção do tal Coldhands. Wink
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 08:50 pm

Jo, farei um sobre wights quando tiver tempo. Estou com, sem brincadeira, umas mil páginas de texto para ler entre sexta e segunda, para a faculdade. Mas assim que tiver um tempinho farei o tópico. Basicamente, como Murilo disse, os Wights são mortos cujos corpos são reanimados. Eles possuem movimentos confusos, e não são muito ágeis, embora sejam fortes. Como visto em AGoT, mesmo membros decepados continuam a se mover, imbuídos com a "vontade" do corpo original.

Ainda há necessidade de mais informações sobre eles. Parece que eles, os wights, mantém certo nível de consciência de quando estavam vivos. Pelo menos uma memória de seus últimos momentos. Aguardemos os próximos livros para ver se G.R.R.M. irá trabalhar isso.

Como Murilo citou, Coldhands é um "wight", embora consciente. Ainda não podemos dizer que ele manteve sua memória de quando vivo. Pode muito bem ser que ele esteja imbuído da vontade do corvo de três olhos, Bryden Rivers. O que leva a outro ponto. É capaz que Crianças da Floresta também saibam como "criar" wights, reanimar corpos. O que levaria a alguma semelhança entre Crianças e Outros, em algum momento do passado distante. De qualquer forma, ainda tenho que pensar melhor sobre isso; trabalharei tal ideia quando criar o tópico sobre "wights", dedicando uma parte inteiramente a Coldhands.

Murilo Jojen possui a "visão verde", "greensight" no original. O que é diferente de um "greenseer". Talvez tal habilidade, visão verde, possa aparecer da mesma forma que a habilidade "warg" "surge" no sangue dos descendentes dos primeiros homens: de maneira inesperada, em uma proporção desconhecida. Jojen não é um warg, isso fica bem claro um pouco mais a frente nos livros. Vou postar uma passagem de ACoK sobre a questão da "visão verde":

Citação :
“Meera says her brother has the greensight.”
Maester Luwin scratched at the side of his nose with his writing quill. “Does she now?”
He nodded. “You told me that the children of the forest had the greensight. I remember.”
“Some claimed to have that power. Their wise men were called greenseers.”
“Was it magic?”
“Call it that for want of a better word, if you must. At heart it was only a different sort of knowledge.”
“What was it?”
Luwin set down his quill. “No one truly knows, Bran. The children are gone from the world, and their wisdom with them. It had to do with the faces in the trees, we think. The First Men believed that the greenseers could see through the eyes of the weirwoods. That was why they cut down the trees whenever they warred upon the children. Supposedly the greenseers also had power over the beasts of the wood and the birds in the trees. Even fish. Does the Reed boy claim such powers?”
“No. I don’t think..."

Entrando na questão do "greenseer", como explicado anteriormente, somente 1:1000 dentre os wargs é um "greenseer". Conforme Luwin recorda da tradição, os "greenseers" possuem a habilidade de ver através dos weirwoods. Mas essa é uma visão diferente: não se restringe ao momento "atual", mas permite que toda a vida da árvore seja vista, tudo o que ocorreu a volta do weirwood durante sua existência. E um weirwood dura séculos, milênios... Eles também não apodrecem, mas se petrificam, o que os leva a existir durante muito, muito tempo mesmo. Isso permite que uma pessoa possa assistir ao passado através do weirwood, assim como se comunicar com pessoas que estejam presente junto ao weirwood, mesmo que estas mesmas pessoas estejam restritas ao passado! Mas é claro, como mencionei sobre Osha e Bran no post anterior, é necessário que a pessoa esteja muito atenta, ou que saiba ouvir o "vento" para poder entender as palavras.

Essa comunicação é possível porque uma Criança da Floresta, na verdade seu espírito, habita dentro do weirwood. Da mesma forma que um warg pode habitar um animal em sua segunda vida, um greenseer pode habitar um weirwood. Preciso pesquisar em ADwD, mas me parece que toda Criança (lembrando que o termo "Criança" se refere às Crianças da Floresta) possui a habilidade warg, e alguns podem ser greenseer.

O texto ficou um pouco incompleto, mas estou um pouco sem tempo, como já explicado; espero logo poder explicar melhor e com mais calma. Enquanto isso passo por aqui para tirar eventuais dúvidas.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 09:03 pm

Obrigado mais uma vez por um texto bastante esclarecedor, mesmo que incompleto, Douglas. Eu realmente não sabia que existia essa diferença. Wink

Citação :
O que levaria a alguma semelhança entre Crianças e Outros, em algum momento do passado distante.
Então o Coldhands seria um elo de ligação entre eles, não? Muito interessante essa parte da história... Smile
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty18/08/11, 09:06 pm

Murilo escreveu:
Obrigado mais uma vez por um texto bastante esclarecedor, mesmo que incompleto, Douglas. Eu realmente não sabia que existia essa diferença. Wink

Citação :
O que levaria a alguma semelhança entre Crianças e Outros, em algum momento do passado distante.
Então o Coldhands seria um elo de ligação entre eles, não? Muito interessante essa parte da história... Smile

Veja, isso é uma teoria minha. Não tenho certeza. O que seria o elo é o fato de ambos os povos poderem criar "wights", embora haja diferença na "consciência" dos wights criados por cada um dos povos. Mas pode ser que Coldhands seja somente um wight "recuperado" por Bryden Rivers, o que levaria a teoria à pique.
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MensagemAssunto: Re: Wargs   Wargs Empty19/08/11, 11:19 am

Douglas matou a pau a ignorância desse locutor que vos fala, foi ótimo você me lembrar do lance da Arya/Niméria, falei besteira, tem o lance da Águia, do Fantasma, eu tinha esquecido e você clareou a memória, tks.
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