http://forum.iceandfire.com.br

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  

Compartilhe | 

Temas polêmicos na série e a HBO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Glenda Baelish
Mão do Rei
Mão do Rei

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   31/01/12, 06:23 pm

hades escreveu:
Glenda, não é por nada não. Mas HBO não é a Globo, onde mostrar um beijo gay, por exemplo, é a maior loucura do universo. Como já comentaram aqui, se eu não me engano foi a Swan, o que a HBO faz, na literatura é chamada de naturalismo. Essa é a intenção da HBO, trazer realismo. E sobre "diminuir a faixa etária", como eu já comentei mais de uma vez aqui: o conteúdo da série já é forte suficiente. A censura seria alta de qualquer jeito.

Sim, mas os episódios são o que? 18+? Se cortassem um bocado dessas cenas, alguns episódios poderiam ser 16+ ou até mesmo 14+...
Falo sobre a classificação etária de cada EPISÓDIO, não da série toda. Nesse caso, teríamos de elaborar uma média pra classificação.
Ah, e mesmo assim, todo episódio tem uma cena para maiores. Tudo bem, alguns episódios ter uma ou outra dessas cenas, mas TODO EPISÓDIO? Aí é demais, não é?
http://ficmaster.forumeiros.com
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   31/01/12, 07:12 pm

Glenda Baelish escreveu:
Sim, mas os episódios são o que? 18+? Se cortassem um bocado dessas cenas, alguns episódios poderiam ser 16+ ou até mesmo 14+...

Não sei afirmar com certeza, mas pela nudez frontal masculina e feminina, é 18+.

Glenda Baelish escreveu:
Falo sobre a classificação etária de cada EPISÓDIO, não da série toda. Nesse caso, teríamos de elaborar uma média pra classificação.

Como assim "classificação de cada episódio"? Existe classificação pra série. Não existe classificação por episódio.

Glenda Baelish escreveu:
Ah, e mesmo assim, todo episódio tem uma cena para maiores. Tudo bem, alguns episódios ter uma ou outra dessas cenas, mas TODO EPISÓDIO? Aí é demais, não é?

Glenda, como eu disse: HBO é um canal adulto. As séries da HBO tem, no mínimo, censura 16+. No mínimo.

Mais uma vez: a censura é feita não apenas com base em cenas de sexo, ou de violência. Tem base no conteúdo da série. Por exemplo: se uma série tiver uso de drogas, e insinuação a suicídio, a censura já sobe.

Última edição por hades em 31/01/12, 07:53 pm, editado 1 vez(es)
Annadhel
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Zodíaco : Capricórnio
Horóscopo chinês : Gato
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   31/01/12, 07:39 pm

Simsim... as duas outras séries da HBO que assisti foram Band of Brothers e The Pacific, que pouco ou nada tinham de cenas de sexo, mas a carnificina explícita e o contexto (2ªGM) com certeza eram 16+... The Pacific é ainda um pouco pior que Band of Brothers.

De qquer jeito, apesar de não curtir muié, preferir homem mesmo, não vi nenhum exagero nas cenas de sexo e afins. Ao final do primeiro livro, comecei a vislumbrar que o incesto de Jaime e Cersei era apenas um requinte de redação no oceano de podridão moral descrito pelo Titio George.

Em outras palavras(18+)
Spoiler:

erreve
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   31/01/12, 08:07 pm

hades escreveu:
Só porque elas estavam de quatro, elas estariam sendo sodomizadas? Cara, acho que você foi a única pessoa que interpretou dessa forma. Razz

Não acredito! Você está falando sério? Acha mesmo isso, ou está sendo irônico?

Independente do que alguns aqui pensem, eu me dou o direito de achar que a HBO se excedeu em alguma cenas, mostrando cenas de sexo e de nudez sem sentido, que não contribuíram nada para esclarecer o enredo, desperdiçando com essas bobagens, um tempo de filmagem que seria melhor aproveitado refinando algumas passagens importantes do livro que foram cortadas ou muito abreviadas.

hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   01/02/12, 05:24 pm

Eu entendo que gosto é gosto. Ninguém é obrigado a gostar de cena de sexo ou de nudez. Todos tem o direito de expressar a sua opinião. Quanto a isso eu estou 100% de acordo.

Eu só acho assistir programas da HBO e reclamar do conteúdo adulto (cenas de sexo, por exemplo), é basicamente a mesma coisa que assistir Cartoon Network e reclamar do conteúdo infantil. HBO é um canal focado no público adulto(18+). Cenas adultas são naturais no canal. Game of Thrones não é a primeira série do canal a ter cenas de sexo, todas as séries do canal tem. Aliás, minisséries e filmes também. Assistindo a uma série da HBO, que é um canal adulto, você estará sujeito a ver cenas de sexo. Cenas de sexo fazem parte do pacote. É mais ou menos o "Está na chuva é pra se molhar." Razz

Eu ainda acho que cenas de sexo em uma série desse nível são naturais. E entre cenas de sexo gratuítas e cenas de violência gratuítas(Drogo arrancando a língua do Mago, por exemplo), eu fico com as cenas de sexo gratuítas. Razz
Annadhel
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Zodíaco : Capricórnio
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   01/02/12, 07:18 pm

hades escreveu:
(...)Eu ainda acho que cenas de sexo em uma série desse nível são naturais. E entre cenas de sexo gratuítas e cenas de violência gratuítas(Drogo arrancando a língua do Mago, por exemplo), eu fico com as cenas de sexo gratuítas. Razz

É nóes!
Pelo menos não tem mais mulheres nuas do que deveria, graças a Deus tá nos meus limites do suportável, hehehe.
E a segunda temporada promete mais coisinhas...
Glenda Baelish
Mão do Rei
Mão do Rei

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 10:31 am

Citação :
Eu ainda acho que cenas de sexo em uma série desse nível são naturais. E entre cenas de sexo gratuítas e cenas de violência gratuítas(Drogo arrancando a língua do Mago, por exemplo), eu fico com as cenas de sexo gratuítas.

Prefiro a violência e o sangue.
Gabriel Greyjoy
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Zodíaco : Câncer
Horóscopo chinês : Porco
Ficha do personagem
Nome: Gabriel Cardoso
Classe:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 10:39 am

Glenda Baelish escreveu:
Citação :
Eu ainda acho que cenas de sexo em uma série desse nível são naturais. E entre cenas de sexo gratuítas e cenas de violência gratuítas(Drogo arrancando a língua do Mago, por exemplo), eu fico com as cenas de sexo gratuítas.

Prefiro a violência e o sangue.
espero q prometa mesmo! e certas coisas da primeira temporada não são motivo de indignação já q de um todo... a história é muito boa!
Glenda Baelish
Mão do Rei
Mão do Rei

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 10:47 am

Gabriel, acho que você quotou errado, não?
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady

Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Macaco

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 08:01 pm

Véio, eu só fui saber da existência dos livros por conta da série, então falo do lado d quem viu uma série e correu atrás (li todo os livros em 2 meses - vício total). Puta série do car&*¨¨&%$!!!
A série tem conteúdo adulto (sexo, violência, traição, vilanice, crianças sendo jogadas de torres etc). Quem n quer ver, n assista. Se vc viu a série e resolveu passar ela p a família no Ano Novo, a culpa é da série de mostrar conteúdo adulto p sua vó de 80 anos, ou sua q pos no canal p ela ver em vez de deixar no Roberto Carlos ahuahuahuah
N acho nenhuma cena desnecessária (incluindo as d sexo), como li os livros depois vi q várias coisas eram diferentes do livro. Mas e daí? Isso é uma adaptação n uma cópia em áudiovisual. É uma série de TV, precisa mostrar mta coisa, mto rápido e mto intensamente p mostrar em 12 epis (nem sei ao certo o nº) o q a gente lê em 800 pg, de forma q quem n leu o livro n diga: "q me*&*&¨& é essa? n to entendendo nada! q porre! vou mudar de canal!"
ASOIAF é mto real, a série n seria diferente. Ela é visceral e tem q ser, pq o fator "choque" está nos livros e se ele faltar na série, a série falharia mto mais feio do q os livros se n tivessem o "choque".

Só p falar das cenas citadas no tópico;

BOQUETE: Renly e Loras são gays mesmo, eles "rezam juntos", qual o problema? É uma série audiovisual, n dá p mostrar pensamento, como estabelecer de forma fácil e rápida q eles tem uma relação q vai além de mera amizade: boquete. Pq não? Poderia ser mostrado de outra forma? Poderia, mas ia demorar mais e teria spre alguem dizendo "não, eles não são gays", como, aliás, mtos dizem mesmo depois de terem lidos os livros. É desnecessário: não, a cena foi colocada p mostrar uma relação afetiva e de poder q terá desfechos importantes, o substrato sexual é um meio rápido de fazer isso numa série q tinha mto a dizer, a mostrar e mtas personagens p aparecer em pouquíssimo espaço de tempo.

PORTRAZETE: os Dothrakis montam as mulheres, a cena do casamento mostrou isso, pq seria diferente na cena da "noite de núpcias". Ele pegou a Danny por trás (mas foi no hole n.1) e daí, papai e mamãe n teria nada a ver c o costume Dothraki e isso intensifica a cena posterior qdo Danny monta Drogo (q aliás foi super light, queria q ela estivesse ao menos semi nua nessa cena, tava toda coberta, nada a ver.. mas tb isso poderia ficar mto "sexo explícito" huahauhau) Ele possui-la (adoro essa expressão hauahu) n é nada d+, e ainda era uma posição q assegurava a procriação!!!
Não, a cena n foi como no livro. Mas ia demorar mto fazer como no livro e ia dar na mesma, o q importa é a cavalgada dela, n a montaria dele (no livro e na série). Ficou pareendo um estupro, não, foi um estupro (ela não consentiu, sem consentimento é estupro), mas a cena serve justamente p mostrar q ela foi "vendida" como se fosse uma escrava sexual, logo n tem querer (nem na escolha, nem no sexo), e isso engrandece a personagem, q se mostra mais dura e hábil a não só suportar, como superar e tomar as rédeas p si.

ROS: usar uma puta só é meio fail na minha opinião (como alguem postou aki, só tem ela de puta em westeros? hauhau) e tb pq acho ela uma puta caída hauhauhauahua Mas é totalmente válido, p uma série os telespectadores tem q se identificar, deixar uma puta só facilita, como disse o hades. As cenas dela tem sua relevância: Theon, mostra q ele é um moleque irresponsável q se acha a última bolacha do pacote de balochas mais gostosas do mundo, quer comer mas não quer pagar (se liga, mano!!); Bordel, é uma cena cujo diálogo é sensacional, o motivo de tanta distração é justamente mostrar q Baelish n se distrai de seus objetivos, mas está absolutamente consciente de tudo ao seu redor e tem controle da situação - FODÁSTICA. Critica, tenho uma: o aúdio dessa cena, o diálogo é tão bom, mas o aúdio dos gemidos tá um pouco alto, eu me senti aguçando os ouvidos p ouvir melhor o Baelish.. mas talvez n fosse o áudio, fosse só eu mostrando a reação q eles queriam: agucem seus ouvidos p esse diálogo!!! hauhaau

Enfim, GoT n é só sexo, nem violência, nem vilanice, nem nada.. é um conjunto sensacional, na medida p ficar c o telespectador q aprecie séries adultas. Assim como os livros são, aliás nos livros tudo isso é elevado a 10ª potencia huahauhau Quem se dói por um pokin de sexo, tem outros programas mais apropriados p ver huahauhau
Lucas
Sor
Sor

Zodíaco : Libra
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 08:39 pm

Coldheart! Coldheart! Coldheart!

Só digo uma coisa: PORTRAZETE.

MADRE DE DIOS

Mais uma coisa. Reparem na astúcia no comentário feito pela pessoa:

Coldheart escreveu:

Mas é totalmente válido, p uma série os telespectadores tem q se identificar, deixar uma puta só facilita, como disse o hades*.

Logo, para o leitor despreparado, a frase funciona como ilusionismo Copperfieldiano, onde se lê:

Mas é totalmente válido, p uma série os telespectadores tem q se identificar, deixar uma puta só facilita, como disse, AIDS!

Gabriel Greyjoy
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Ficha do personagem
Classe:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 08:41 pm

ahsuahsuhaushaushuahsuahsuashau cara qem leria isso?! aflição pelo menos... eu não entendi assim né...
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 08:46 pm

Citação :
q aliás foi super light, queria q ela estivesse ao menos semi nua nessa cena, tava toda coberta, nada a ver...

Esse tipo de cena tira minha atenção. Eu fico meio assim:"Que tipo de pessoa transa com roupa?!" O.o

Sobre o comentário do Lucas:

E sobre só uma puta em Westeros: na verdade tem a Shae, e tem a puta que toma as dedadas da Ros. Ou seja, são três. Super válido.
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 08:59 pm

Lucas
Citação :
Logo, para o leitor despreparado, a frase funciona como ilusionismo Copperfieldiano, onde se lê:

Mas é totalmente válido, p uma série os telespectadores tem q se identificar, deixar uma puta só facilita, como disse, AIDS!

Um leitor despreparado q entenda isso, é um leitor q n me interessa nem um pouco. Limitado e atrasado huahauhau
Lucas
Sor
Sor

Zodíaco : Libra
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 09:16 pm

Foi só uma colocada pra descontrair.

Tipo um portrazete.

*P.S.: Pedobear approves this comment!
S.S
Vassalo
Vassalo

Horóscopo chinês : Tigre
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   02/02/12, 10:11 pm

Assim, acho que como é uma série de fantasia que aborda os assuntos de forma tão realista, por que não exagerar um pouquinho em algumas coisas? Isso serve inclusive para atrair público, e vamos refletir: se alguém for ver a série só por causa da putaria, não verá muita coisa, certo? Mas vai que você veja algum tema interessante entre essas cenas e comece a se interessar pela série? Principalmente porque nem sempre uma pessoa se interessa por uma série desde sua estreia, ou pelo tema principal, mas simplesmente alguma coisa a atraiu, saca? Muitos diretores usam esse esquema, inclusive muitas outras séries que são transmitidas na HBO usam esse esquemas, Skins é um exemplo.
http://i-r-r-e-p-a-r-a-v-e-l.tumblr.com
ColdHeart
Lorde/Lady
Lorde/Lady

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   03/02/12, 10:22 pm

Sendo assim.. ahuahuahua.. então fechou Lucas!!! cheers
Achei q ia ser queimada em alguma pira religiosa qq hauhauahuahuah MEEEDA
SWAN
Moderador
Moderador

Zodíaco : Touro
Horóscopo chinês : Tigre

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   04/02/12, 06:42 pm

erreve escreveu:
hades escreveu:
Só porque elas estavam de quatro, elas estariam sendo sodomizadas? Cara, acho que você foi a única pessoa que interpretou dessa forma. Razz

Não acredito! Você está falando sério? Acha mesmo isso, ou está sendo irônico?
prezado erreve ^^
Lemos o mesmo livro? Porque o livro é bem claro quando diz que os Dothrack montam em suas mulheres da mesma forma que seus cavalos: por trás. E no livro a cena acaba quando Dani diz "sim", logo, ela deve ter sido possuída por trás mesmo.
E o comentário que o faceless fez e vc disse que não leu é que Martin disse que no livro só o enredo é necessário: sexo, descrições de comidas, músicas e todo o resto não é.

Glenda
Esse 'filtro' na audiência é necessário. Uma cena como a decapitação do primeiro episódio vai acabar com uma censura 18 mesmo, então já que vamos ter uma censura que diz que nosso público é adulto, podemos deixar censura 18 por uma cena de morte OU colocar tudo que temos direito.

Se o sexo fosse para atrair audiência não teria tido Renly/Loras.

Moderador

Zodíaco : Áries

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   04/02/12, 08:29 pm

Depois de ler todas os posts só posso dizer que concordo em muito com Hades, Swan, Lieez e Faceless , e só pra ratificar vou dar a minha opinião apesar de achar que ela seja irrelevante pq vou estar apenas afirmando tudo o que já foi dito. e desculpem pelo tamanho do meu comentário.

1- A saga é uma saga adulta, ambientada em um universo cheio de violência, intriga e sexo sim.

2- HBO é um canal adulto que explora muito bem esses temas, vide outro exemplo: TRUE BLOOD

3- Não acho que nada seja desnecessário ou exagero, é uma adaptação que vai visar o entretenimento.

4- Acho que por mais que a nossa cultura ocidental tenha plantado o tabu do sexo durantes anos, já um assunto que é muito recorrente em nossas vidas hoje, nós lemos, escrevemos, assistimos e falamos dele como de qualquer outro assunto, tirando é claro a formação de cada um, uns tem mais facilidade de explorar e aceitar o tema enquanto outros não.

5- Classificação etária: livro adulto , serie adulta +18. Tenho um tio que fiscaliza tudo o que a minha prima lê. Quando ela tinha 12 anos, ele não me deixou que emprestar Crepusculo(que é um romance água com açúcar, quem dirá ASOIAF) a ela, porque não cabia dentro da sua faixa etária. Isso vai da ESCOLHA de cada um. Se vc é menor de idade, você tem consciência do que você assiste ou lê, se é considerado próprio ou improprio. Ainda mais na nossa sociedade atual em que a maioria nem faz tanta distinção assim. Já vi criança de 9 anos assistindo conteúdo de 18+, novamente vai da escolha, e se você escolhe, vc tem consciência.

6- Renly/Loras: achei super valido a cena deles, até porque pra quem não leu o livro aquela foi a cena que confirmou que eles tem sim um caso, porque tirando um comentário maldoso do Petyr, e um olhar do loras para o Renly não aparece muita coisa. Agora, acho bastante estranho todos dizerem que não são pessoas preconceituosas e ainda assim implicar com uma cena homossexual seja em ASOIAF seja em qualquer outra serie. Se a HBO explora isso é pq o publico gosta, EU gosto, quem não gosta não precisa assistir.

7- como disse acima, acho que isso vai muito da formação(criação) que cada um teve, do que cada um aceita ou não, pra alguns é natural, como pra mim é. Para outros não, por isso vem a questão que também ja foi falada, gosto cada um tem o seu, e ninguém vai mudar a opinião alheia, então por isso acaba muitas vezes gerando tempestade em copo d'agua. A obra está aí , nós lemos, gostamos, odiamos e whatever , cada um vai continuar tendo a opinião que quiser e o Martim e a HBO não vão estar nem aí para nós, vão continuar fazendo o que eles acham que tem que fazer e nós vamos consumir da mesma forma. Ou, a quem desagradar em um nivel muito alto, vai acabar por abandonar o barco.

Moderador

Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Dragão
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   04/02/12, 09:06 pm

Eu acho que as cenas de sexo contribuem pra deixar o enredo mais interessante, quem não gosta que ignore essas cenas e foque no resto da história. Sexo faz parte da cultura westerosi e um pouquinho de exagero não prejudica em nada.

Membro do Conselho

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   04/02/12, 09:31 pm

O que eu acho engraçado quanto a cena do Renly/Loras é que não houve coisa alguma. Não houve nudez, nem sexo, e nem mesmo beijo. O que houve foi uma insinuação a sexo oral. Ou seja, reclamar dessa cena acaba sendo preconceito mesmo.
Gabriel Greyjoy
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Ficha do personagem
Classe:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   04/02/12, 09:32 pm

Minha mãe viu comigo esse episódio.. e tipo... eu falei assim: Q HORRORR O CARA TÁ DEPILANDO O OUTRO! ae a minha mãe: afff Gabriel... achei q vc tá bem grandinhos pra entender essas coisas né? ¬¬ afff manooooo minha mãe falou isso! q vergonha
Nina
Moderador
Moderador

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   05/02/12, 12:42 am

Minha mãe viu a cena lésbica da Ross na casa de prazeres do Mindinho, a reação dela também não foi muito boa, hahahaha.

Administrador

Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Classe:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   05/02/12, 12:57 am

> Drogo arranca a garganta de um sujeito com as mãos: normal
> Cenas de sexo: um absurdo.

Esse é o nível de puritanismo em que estamos Razz

Entendo alguns argumentos que foram postados aqui, como os do erreve, mas volto a destacar a frase do Martin: podemos usar em outros tipo de cenas o mesmo critério de "necessidade" quer as pessoas aplicam tão rigorosamente às cenas e passagens de sexo.

A luta de Ned com Jaime, foi desnecessária para a história? Mesmo que ela acontecesse, poderia ser mais rápida, certo?

As descrições de comida nos livros são desnecessárias? Porque raios descrever a fumaça que sai da carne de porco, a textura da cerveja que os personagens tomam? Pra que descrever as safiras incrustradas na armadura de Loras Tyrell?

Por que se deixarmos só o que é FUNDAMENTALMENTE necessário, a série ou o livro só teriam os pontos principais da história. As horas que o jogo vira para um lado ou para o outro, como a queda de Bran e a descoberta do segredo de Cersei e Jaime.

Todas as coisas que rodeiam isso são, de certo modo, "desnecessárias" para o andar da história. Mas sem elas o mundo perde graça, verossimilhança, etc. Um livro que quer te imergir na história precisa dessas perfumarias para te fazer sentir o que o personagem sente. E isso vale para comida, sexo, enfim...

Nina
Moderador
Moderador

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   05/02/12, 08:21 am

Faceless, sempre sensato.

Última edição por Nina em 07/02/12, 08:26 am, editado 1 vez(es)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Temas polêmicos na série e a HBO   Hoje à(s) 12:20 pm

Temas polêmicos na série e a HBO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Dodge Monaco 1977/78
» [Resultado] XXX Torneio de Fotos Cloth Myth Revolution
» Teste na Academia de Polícia
» Boeing 727-200 Polícia Federal México Minicraft 1/144

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum