http://forum.iceandfire.com.br

InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 

Culturas de ASOIAF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Martell
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Zodíaco : Libra
Horóscopo chinês : Búfalo
Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   26/01/12, 08:22 pm

ashahshahshahshas Elas quizeram se proteger( ñ adiantou nd) Rolling Eyes
Mas estava tão legal o continente td unido.Ainda teria sido fácil pros Dothraki irem até Westeros sem medo do mar,ainda mais tendo a relação Martell-Targaryen... Troll Face
Lann
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   26/01/12, 08:36 pm

São umas crianças muito birrentas! E o crime ambiental? hahahahaha

Voltando pro assunto principal do tópico uma cultura que eu acho muito maneira é a dos Ghiscarianos, com os cabelos com forma, as cidades com pirâmides e toda a história envolvendo a bipolaridade com Valiria.

Martell
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   26/01/12, 08:47 pm

Eu ñ me lembro deles( Daenerys vai pra tantos lugares cat )
Depois q o 5º livro sair em Julho, eu vou é reler tds, pq, tô precisando( ainda mais q o 6º só lá pra 2014...)
Um lugar q deve ser super interessante é Ashai,gostaria de saber o q se passa por lá (Dany podia fazer esse favor de nos apresentar essa terra de Sombras)
faceless
Administrador
Administrador

Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Dragão
Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Classe:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   27/01/12, 12:01 am

Lembrando que vários personagens dizem em diferentes passagens que a história é muito incexata quando se trata dos eventos muito antigos. Por isso, não é certeza absoluta que o Broken Arm (a ligação entre Dorne e Essos) foi realmente destruído pela magia dos filhos da floresta.

Caio Tyrell
Sor
Sor

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   27/01/12, 02:51 am

Acho dificil ligar os Roinares com alguma cultura. Eles tem igualdade de nascimento(o primeiro filho herda, nao o primeiro homem), mulheres lutam(Nymeria, a rainha guerreira), liberdade sexual(homossexalidade e bisexualidade sao toleradas em Dorne[Oberyn e Ellaria]).. Eu nao conheço uma cultura antiga tem possua isso, se alguem tiver eu gostaria de ver mesmo.. curiosidade.
Nick
Moderador
Moderador

Zodíaco : Virgem
Horóscopo chinês : Porco

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   27/01/12, 07:10 am

Praticamente todas as culturas antigas não tinham nada contra a liberdade sexual, isso começou com o cristianismo mesmo

Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   27/01/12, 09:29 am

NickVaz escreveu:
Praticamente todas as culturas antigas não tinham nada contra a liberdade sexual, isso começou com o cristianismo mesmo

Verdade. Acho que antigamente nem tinha uma palavra pra Homossexual, pq era bem normal.
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   27/01/12, 05:04 pm

NickVaz escreveu:

Culturas antigas também não tinham uma visão maniqueísta do mundo. As imagens de deuses eram cinzas. Não existia nenhum inferno ou paraíso, nem um deus omnipotente pra julgar-nos. Um exemplo interessante é Odin que possuia um olho constantemente fechado, de certa forma para representar que você tem que lidar com as duas coisas ao mesmo tempo: o bem e o mal, a vida e a morte, luz e trevas, etc. Foi o cristianismo que insistiu em separar o bem do mal. Em ASOIAF, culturas como Os Sete e os Deuses Antigos também não fazem isso, aparentemente é só R'hllor.
Martell
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   03/02/12, 07:18 pm

Agora à noite eu li o primeiro capítulo da Arya no ''Festim''.Eu adorei!! Bravos já me pareceu um ótimo lugar!!Só por abrigar vários deuses e religiões!Ansiosa para os próximos POVs da pequena loba!!Estou curiosa para saber mais sobre os bravosianos:!:
Gabriel Greyjoy
Membro do Conselho
Membro do Conselho

Zodíaco : Câncer
Ficha do personagem
Nome: Gabriel Cardoso
Classe:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   19/02/12, 12:47 am

eu estou curtindo os bravosianos...! sei lá... eles são um povo muito peculiar...!
pbicudo
Soldado
Soldado

Ficha do personagem
Nome: Paula Martell

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   19/02/12, 05:29 pm

Pra mim, Braavos é fisicamente baseado em Veneza: pessoas fantasiadas, bufões, espadachins e mascaradas (cortesãs), canais e mercados de peixe. Além das brumas intermináveis.

Pensei sempre em Valíria como Roma: uma cidade-estado poderosa, que dominava e conquistava todo mundo (vide as estradas valirianas são parelelos certos com as estradas romanas, que cortam até hoje a europa) e fazia escravos. Quando caiu, o império valiriano ruiu e se fragmentou, como quando Roma caiu e a Europa entrou na Idade das Trevas, ou Idade Média com múltiplos reinos separados.
Nick
Moderador
Moderador

Zodíaco : Virgem

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   19/02/12, 05:30 pm

E os Targaryens seriam os Bizantinos, sobreviventes do império em outro continente

Soldado
Soldado

Ficha do personagem
Nome: Paula Martell

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   19/02/12, 05:33 pm

E os Dothraki são uma referência clara aos mongóis e Gengis Khan

Dorne, pra mim é muito mais Arábia ou Marrocos do que Egito. Marrocos pela localização mais próxima a Europa, assim como Dorne mais próximo a Westeros.
Awen
Sor
Sor

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   19/02/12, 06:35 pm

hades escreveu:
NickVaz escreveu:

Culturas antigas também não tinham uma visão maniqueísta do mundo. As imagens de deuses eram cinzas. Não existia nenhum inferno ou paraíso, nem um deus omnipotente pra julgar-nos. Um exemplo interessante é Odin que possuia um olho constantemente fechado, de certa forma para representar que você tem que lidar com as duas coisas ao mesmo tempo: o bem e o mal, a vida e a morte, luz e trevas, etc. Foi o cristianismo que insistiu em separar o bem do mal. Em ASOIAF, culturas como Os Sete e os Deuses Antigos também não fazem isso, aparentemente é só R'hllor.

A igreja católica, quanto instituição, assimilou muito e mais um pouco de outras culturas. Havia versões de paraíso em muitas dessas antigas culturas, mas era para poucos, geralmente, não bastava ser bom, muitas vezes era preciso ser belicoso e bravo. Em ASOIAF, Os Sete são uma instituição e assim como a igreja católica consideram o corpo como um templo dos deuses, por isso comportamentos como fornicação, prostituição e quebra de votos, etc, são considerados "pecados" contra os deuses, como vemos em FdC. Ao que parece, Os Sete, tendem a seguir a igreja católica em seus piores caminhos.

PS: Pelo que me lembre, Odin não tem um olho fechado, ele o sacrificou em troca de sabedoria ao poço Mimir. Sabe...troca equivalente. Acho que li isso a muito tempo atrás. Ele era o cara! Lembro que tinha dois corvos em seus ombros: Munin e Hugin, os vigilantes. E a seus pés se deitam dois lobos: Geri e Freki. Qualquer semelhança com ASOIAF é mera coincidência.
hades
Membro do Conselho
Membro do Conselho

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   19/02/12, 08:06 pm

Awen escreveu:

A igreja católica, quanto instituição, assimilou muito e mais um pouco de outras culturas. Havia versões de paraíso em muitas dessas antigas culturas, mas era para poucos, geralmente, não bastava ser bom, muitas vezes era preciso ser belicoso e bravo. Em ASOIAF, Os Sete são uma instituição e assim como a igreja católica consideram o corpo como um templo dos deuses, por isso comportamentos como fornicação, prostituição e quebra de votos, etc, são considerados "pecados" contra os deuses, como vemos em FdC. Ao que parece, Os Sete, tendem a seguir a igreja católica em seus piores caminhos.

Na mitologia grega, por exemplo, existia o Tártaro e os Campos Elísios, que seria algo parecido com o inferno e paraíso. Mas para o Tártaro não iam necessáriamente pessoas más, e sim pessoas que se colocaram contra os deuses. E nos Campos Elísios iam não necessáriamente pessoas de alma bondosa.

Awen escreveu:
PS: Pelo que me lembre, Odin não tem um olho fechado, ele o sacrificou em troca de sabedoria ao poço Mimir. Sabe...troca equivalente. Acho que li isso a muito tempo atrás. Ele era o cara! Lembro que tinha dois corvos em seus ombros: Munin e Hugin, os vigilantes. E a seus pés se deitam dois lobos: Geri e Freki. Qualquer semelhança com ASOIAF é mera coincidência.

Pelo que me lembre, depois de sacrificar o olho, ele costurou, então ele permanecia fechado.
Awen
Sor
Sor

Ficha do personagem
Nome:

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   20/02/12, 12:48 pm

Exato. Mas como eu tentei explicar, talvez não tenha ficado claro, é que cada cultura tem sua própria forma de lidar com a morte e possuíam sim conceitos de paraíso e inferno, do que era bom e do que era mau, só que com padrões diferentes. Muitos estudiosos acreditam que o culto a Hades inspirou muitos dos conceitos de pós-morte católicos. O mundo grego era severo quanto a quem mereceria o elísios, o povo em geral jamais iria para lá e acabaria nas fileiras do mundo inferior. Não é a toa que o catolicismo foi abraçado pelos populares. Mas nada disso importa.

O ponto principal aqui é como isso se dá em ASOIAF, vc mencionou que só R'hllor parece separar o bem e o mal, mas a religião dos Sete tem claros conceitos de bem e mal, é mencionada várias vezes a questão dos "sete infernos", que seriam uma punição aos impuros. Além do exemplo dado pelo autor por meio da história de Baelor e de seu questionável fanatismo. Há poucas informações na obra e não podemos apontar uma oposição entre os sete e um deus maligno, como um Diabo, ou algo do tipo. Mas a dualidade está lá, só não temos um panorama completo. Se ignorarmos a idolatria e o fato do deus deles ser 7 em 1 e o deus católico ser 3 em 1, veremos que há muito mais semelhanças entre o catolicismo e Os Sete do que pode parecer aparentemente.
Lann
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   21/02/12, 12:26 pm

pbicudo escreveu:
E os Dothraki são uma referência clara aos mongóis e Gengis Khan

Dorne, pra mim é muito mais Arábia ou Marrocos do que Egito. Marrocos pela localização mais próxima a Europa, assim como Dorne mais próximo a Westeros.

Em relação aos dothraki não tem nem como falar que não... até o título do chefe é muito igual Khal = Khan.

Em relação a Dorne, acho q é inspirado na Peninsula Ibérica do periodo pré-reconquista, quando os mouros cruzaram o mediterrâneo, invadiram e tomaram uns 70% da região. Dorne estaria para a Ibéria assim como como Westeros para Europa. A diferença é que os Dorneses não foram repelidos posteriormente.
Lann
Soldado
Soldado

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   21/02/12, 12:28 pm

Também não consigo tirar essa conexão da cabeça... Valyria = Roma
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Culturas de ASOIAF   

Culturas de ASOIAF
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Ice and Fire :: Fã Area :: Cidades Livres-