Fórum Ice and Fire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


http://forum.iceandfire.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Tópicos semelhantes

 

 Idade precoce de mais dos personagens?

Ir para baixo 
+6
zzim
Rampim
faceless
Taka
Gabriel
Comar
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Comar
Soldado
Soldado
Comar


Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/07/2011
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty04/07/11, 11:01 pm

Bom procurei no fórum e não achei nada que discutisse a idade precoce dos personagens mais jovens, e confesso que achei estranho ninguém ter levantado esta questão, pois a maioria dos personagens jovens são realmente muito novos, chega ser estranho certas atitudes tomadas por crianças, e quando falo criança quero dizer que um rapaz de 15 anos como Robb e Daenerys com 13 anos, de citarmos Bran ou Arya que estão abaixo dos 10 anos fica realmente fora da normalidade ....

Ate mesmo os atores que interpretação os personagens não são da mesma idade em relação aos da literatura, por exemplo acredito eu que o ator que interpreta Robb tem uns 24 anos, isso provavelmente foi um atitude tomada para que o publico em geral que já não é muito acostumado com fantasia estranhar ainda mais.
O que eu queria deixar em aberto é saber qual a opinião do pessoal do fórum sobre o porque o autor estabeleceu essa faixa etária para os personagens mais "jovens"?


obs: não sei se postei este tópico no lugar correto aqui no fórum, por favor moderadores sintam-se a vontade em movimentá-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Administrador
Administrador
Gabriel


Mensagens : 809
Data de inscrição : 16/11/2010
Localização : São Paulo - SP
Idade : 33
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Cavalo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: TESTE
Idade: XX
Classe: Martell

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty04/07/11, 11:20 pm

Ah, isso é uma coisa que eu questiono muito...

Acho um erro do Martim deixa-los tão jovens... Principalmente Bran, Arya, Sansa, Rickon, Tommen, Joffrey, a irmã dele e o filho do Jon Arryn...

Tipo, eu colocaria quatro anos a mais para cada um desses, pelo menos. Para os mais velhos, Robb e Jon, colocaria uns dois anos a mais.

Acho que a série aumentaria muito de qualidade se todos fossem mais velhos desse jeito...
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com
Taka
Vassalo
Vassalo
Taka


Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/07/2011
Localização : São Paulo
Idade : 35
Zodíaco : Touro
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty04/07/11, 11:39 pm

Acho certo sim!!
Não tenho certeza na idade media, mas antigamente a media de vida era de 40 anos, 60 era ancião raridade.
As crianças com 14 anos já eram considerados pequeno adultos.
Em outras culturas até se casavam nessa idade , mas nao tenho certeza na idade media.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.interpretaroutraduzir.wordpress.com
faceless
Administrador
Administrador
faceless


Mensagens : 1188
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Idade: 23
Classe:

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty04/07/11, 11:48 pm

Acho que o principal motivo é mesmo o que o Taka falou. Os adolescentes tinham que estar preparados para assumir responsabilidades muito cedo (casamento, herdar terras, enfim). Isso influenciava na personalidade deles.

Na série mudaram isso porque visualmente isso ficaria muito mais estranho do que é nos livros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zombietalk.com.br
Comar
Soldado
Soldado
Comar


Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/07/2011
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 09:48 am

Bom na em comparação com a idade média, a única coisa que se encaixa é o casamento de Daenerys com um Lord mais velho, pq ja esta na idade de "procriar" e normalmente o cara quer uma menina novinha. Agora um homem se casar nessa idade é muito difícil e ainda mais liderar um exercito, cara onde um cara de 1 5anos liderou um exercito na idade média, uma cota de malha e uma armadura completa, mais juma espada de 2mãos ou espada e escudo são pesados de mais não?
E outra coisa que me chama a atenção como citei a cima, são as ações dos personagens, eu confesso que quando leio imagino que arya por exemplo tem uns 15 anos isso involuntariamente lol, bom sei-la meu ponto de vista né xD.
Ir para o topo Ir para baixo
Taka
Vassalo
Vassalo
Taka


Mensagens : 24
Data de inscrição : 03/07/2011
Localização : São Paulo
Idade : 35
Zodíaco : Touro
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 12:02 pm

É realmente quanto a idade deles para aguentar a armadura e tudo mais faz todo o sentido Comar.
Mas no caso da Arya apesar dela ser nova ela passou por muita coisa, teve que fazer sua loba fugir, ver o pai morrer, ter que viver nas ruas, caçar e tudo mais ela acabou ficando com uma maturidade de adulto ou mesmo de alguem mais velho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.interpretaroutraduzir.wordpress.com
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 02:08 pm

O próprio Martin ja disse que se arrependeu de ter feito os personagens muito novos...

E sobre a Arya, eu acho justificável, como Taka falou, ela passou por muita coisa, já teve um "amadurecimento mental".
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
zzim
Mão do Rei
Mão do Rei
zzim


Mensagens : 605
Data de inscrição : 25/06/2011
Localização : Fortaleza CE
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome:
Idade:
Classe:

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 02:24 pm

Eu li em algum lugar que o autor já declarou que se pudesse envelheceria os personagens infantis uns três anos. E acho que por influência dele na série isso ocorreu.
É verdade que na época em que se desenrola o contexto de história o amadurecimento das pessoa era muito acelerado, por exemplo uma princesa podia se casar com nove dez anos ou menos, mas o casamento só se consumava depois que ela atingia a idade de procriação ou seja após a primeira menstruação. Mas seria muito esquisito ver aquelas cenas da Dani, com um personagem de treze anos acho que seria até ilegal. Quanto aos rapazes eles são considerados adultos depois de 16 anos.
Mas mesmo assim quando eu lia os livros antes de assistir a série eu não conseguia imaginar eles com a idade dos livros, por isso achei legal eles terem envelhecido um pouco na Série se bem que eu daria mais uns dois anos para cada um.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Administrador
Administrador
Gabriel


Mensagens : 809
Data de inscrição : 16/11/2010
Localização : São Paulo - SP
Idade : 33
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Cavalo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: TESTE
Idade: XX
Classe: Martell

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 02:39 pm

Taka escreveu:
Acho certo sim!!
Não tenho certeza na idade media, mas antigamente a media de vida era de 40 anos, 60 era ancião raridade.

Mas, isso não justifica, já que temos caras bem velhos na série... Lorde Walder Frey, Lorde Hoster Tully, Lorde Jon Arryn, O Comandante da Muralha, Lorde Balon Greyjoy(acho), Meistre Picelly, Meistre Aemon, Meistre Luwin, Sor Barristan, Meistre do prólogo do livro 2, entre outros.

Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 04:26 pm

Hmn.. isso já foi discutido em outro tópico. Não lembro em qual, e também não vou repetir tudo o que disse no outro.

Antiguidade (Grécia e Roma, principalmente a 1º): Expectativa de vida de uns 40 anos. Os homens geralmente casavam após os 25 anos, as "mulheres" após a menarca, com 14-15 anos. O objetivo era que a mulher sobrevivesse ao homem, e quando se tornasse viúva ainda estivesse em idade fértil para um segundo casamento, raramente um terceiro. A fertilidade estava ligada diretamente a soberania do povo, uma vez que tal soberania dependia da manutenção de um exército forte o suficiente para manter as fronteiras.

Martin planejava escrever sua obra em 3 livros. Depois 4, 5... chegamos a 7. Haveria um intervalo de 5 anos na estória, o que daria tempo para os personagens se desenvolverem. Porém, ao escrever, a necessidade constante de informar ao leitor o que havia acontecido no intervalo de 5 anos obrigou-o a reestruturar o enredo, eliminando tal lacuna. Talvez hoje em dia ele optasse por personagens mais velhos, não sei.

De qualquer forma, não adianta querer julgar a idade dos personagens com um olhar anacrônico. Martin se baseia em uma sociedade medieval, e não atual. O conceito de "criança" é uma construção moderna. Na alta idade média, a criança seria um ser incompleto até que inciasse a emular o comportamento adulto.

Ou algo assim. :meme1:
Ir para o topo Ir para baixo
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 06:03 pm

A questão é que na idade média ninguém chegava perto da idade do Lorde Frey (até hoje em dia é difícil). O que torna o argumento inválido.
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
Gabriel
Administrador
Administrador
Gabriel


Mensagens : 809
Data de inscrição : 16/11/2010
Localização : São Paulo - SP
Idade : 33
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Cavalo
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: TESTE
Idade: XX
Classe: Martell

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 06:05 pm

Rampim escreveu:
A questão é que na idade média ninguém chegava perto da idade do Lorde Frey (até hoje em dia é difícil). O que torna o argumento inválido.

Pois então, foi o que eu quis dizer...
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 06:06 pm

Gabriel escreveu:
Rampim escreveu:
A questão é que na idade média ninguém chegava perto da idade do Lorde Frey (até hoje em dia é difícil). O que torna o argumento inválido.

Pois então, foi o que eu quis dizer...

Sim, eu sei, só estava abreviando seu argumento Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
Murilo
Administrador
Administrador
Murilo


Mensagens : 2544
Data de inscrição : 01/06/2011
Localização : Winterfell
Idade : 28
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Porco
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Indigo Blacksea
Idade: 23
Classe:

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 06:46 pm

Na verdade, Douglas, como disse o Rampim, o Martin realmente se arrependeu de ter deixado os personagens com tal idade. Tanto é que ele disse que gostaria de tê-los deixado com as idades colocadas no seriado. Mas podemos justificar as idades de alguns personagens, como Arya, que apesar de parecer ser mais velha, teve que amadurecer mais cedo; ou Dany, que tinha quinze anos porque era um feto na guerra, e precisava ser construída como uma menina na puberdade para que Martin iniciasse sua trama com Khal Drogo.

Outra coisa que Martin já declarou é que é difícil construir um personagem criança e ainda mais explorá-lo num POV, como Bran. Já li uma entrevista dele em que ele dizia que o garoto Stark é o ponto de vista em que ele encontra mais dificuldade, pois o que se passa na mente de uma criança aleijada no meio de uma guerra é um mistério. Por isso, Martin realmente se arrepende de ter feito personagens novos, e esse é o motivo pelo qual Rickon ou outras crianças, como Robert Arryn ou Tommen, não possuem POVs.
Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 07:53 pm

Murilo, o fato de ele encontrar dificuldades em escrever o POV de personagens mais novos não invalida o fato dele ter se baseado em uma sociedade em que não existia esse conceito de criança/infância.

A dificuldade fez com que ele evitasse alguns POVs, principalmente o de Rickon, motivo pelo qual ele geralmente desaparece, mas não pode ser usada como argumento para a ideia de personagens "precoces". Associar um padrão moderno de idade/maturidade a sociedade inglesa, na qual Martin se baseou, e julgar através desse viés é anacrônico.


Gabriel escreveu:
Mas, isso não justifica, já que temos caras bem velhos na série... Lorde Walder Frey, Lorde Hoster Tully, Lorde Jon Arryn, O Comandante da Muralha, Lorde Balon Greyjoy(acho), Meistre Picelly, Meistre Aemon, Meistre Luwin, Sor Barristan, Meistre do prólogo do livro 2, entre outros.

Dessa lista, Walder Frey e Aemon são exceções e não regras. Tully morreu com 64, Arryn com 72 (envenenado), Jeor Mormont com 69...

O que o fato de a expectativa de vida aumentar torna inválido a ausência do conceito de criança/infância?

Comar escreveu:
Agora um homem se casar nessa idade é muito difícil e ainda mais liderar um exercito, cara onde um cara de 1 5anos liderou um exercito na idade média, uma cota de malha e uma armadura completa, mais juma espada de 2mãos ou espada e escudo são pesados de mais não?

Comar, casamentos arranjados eram uma prática muito comum até o século XIX. Quinze anos já era considerado homem feito. Sendo considerado filho legítimo, era ele o herdeiro, independente da idade. Ele poderia ter um tutor, um castelão, mas era ele o herdeiro. Já a idade e o peso da armadura, isso não tem nada demais. Há estudos que comprovam que com o passar dos séculos, e o desenvolvimento da tecnologia, o ser humano vem evoluindo. Nesse caso, a evolução tem sido desfavorável em certos aspectos, como a capacidade de percorrer longas distâncias e suportar peso. Ou a diminuição da capacidade de enxergar a noite e mais longe.

Não precisa voltar muito tempo. Eric Hobsbawn, ao analisar o mundo da década de 1870, demonstra o impacto da revolução industrial no aspecto físico. Imagine o exército de Napoleão. Você acha que todo mundo foi a cavalo até a Rússia? Não, a maior parte foi a pé. E eles carregavam armas, fardamento, instrumento para o uso cotidiano... Marchas de vários e vários quilômetros, dia após dia, mês após mês, carregando um fardo de 60 kg, ou até mesmo o seu próprio peso em equipamento. Já dizia Homero na Ilíada quando Heitor rompe o muro que protegia os navios gregos: "enquanto Heitor de uma pedra tomou que se achava na frente da grande porta, achatada na base e de ponta afilada. Dificilmente dois homens do povo, dos mais esforçados, conseguiriam movê-la no chão de depô-la no carro - homens dos de hoje. Ele, entanto, sozinho a maneja galhardo."

:meme1:
Ir para o topo Ir para baixo
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 08:02 pm

Douglas escreveu:
O que o fato de a expectativa de vida aumentar torna inválido a ausência do conceito de criança/infância?

Porque as pessoas amadureciam mais rapido justamente porque morriam mais cedo. Estou querendo dizer que a idade extremamente avançada, só sendo possível hoje em dia, indica que o conceito de idade no livro não se apega à idade média, e sim aos tempos atuais.
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 08:18 pm

Rampim escreveu:
Douglas escreveu:
O que o fato de a expectativa de vida aumentar torna inválido a ausência do conceito de criança/infância?

Porque as pessoas amadureciam mais rapido justamente porque morriam mais cedo. Estou querendo dizer que a idade extremamente avançada, só sendo possível hoje em dia, indica que o conceito de idade no livro não se apega à idade média, e sim aos tempos atuais.

Não. "Amadurecer" nesse caso, seja Idade Média ou ASOIAF, está ligado ao fato de não haver infância ou o conceito de criança. Sansa e Arya são criadas par serem damas, enquanto Jon e Robb desde crianças são criados como homens, guerreiros. Fica claro que uma das fontes de atrito da Catelyn com Jon era o fato dele sempre superar Robb, seja nos estudos ou em combate. A superioridade do Jon era tida como uma ameaça a posição de Robb como um herdeiro, por ela.

Voltando ao ponto principal, o amadurecer naquela época não vinha com a experiência de viver, embora sem dúvida tal vivência contribuía, mas sim com uma educação rígida nas artes de governar, no se portar na Corte, condutas, posturas, etc... Não havia o período de inocência que conhecemos hoje, mesmo porque naquela época ainda se acreditava que os recém-nascidos eram manchados pelo pecado capital e era necessário sua conversão ao cristianismo. O fato de Cersei perguntar se Sansa já havia menstruado fala por si só, não?

Como disse, Aemon e Frey são exceções. No caso do Frey, fica claro no próprio livro que ele é uma aberração. Todos esperavam que já tivesse morrido há muito tempo, principalmente seus filhos. Exceções não são regras em uma sociedade sem desvio.
Ir para o topo Ir para baixo
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 09:22 pm

Muito pelo contrário, o tempo de vida deles era menor, por isso envelheciam mais rápido. Pecado capital não entra em nenhum momento na história, nem fez sentido essa aplicação na sua frase.

Os próprios filhos de Cersei, tirando Joffrey, eram tratados como crianças. Na verdade, a infancia existia muito. Podemos ver os jogos das crianças de winterffel de atravessar a ponte, por exemplo.

A infancia de todos é muito bem retratada. Poderia até citar mais partes, como por exemplo a boneca feita para Sansa, etc. Não digo que antigamente as crianças não envelheciam mais cedo, mas que no livro esse conceito não é aplicado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 09:53 pm

Rampim escreveu:
Muito pelo contrário, o tempo de vida deles era menor, por isso envelheciam mais rápido. Pecado capital não entra em nenhum momento na história, nem fez sentido essa aplicação na sua frase.

Os próprios filhos de Cersei, tirando Joffrey, eram tratados como crianças. Na verdade, a infancia existia muito. Podemos ver os jogos das crianças de winterffel de atravessar a ponte, por exemplo.

A infancia de todos é muito bem retratada. Poderia até citar mais partes, como por exemplo a boneca feita para Sansa, etc. Não digo que antigamente as crianças não envelheciam mais cedo, mas que no livro esse conceito não é aplicado.

Sansa, com 11 anos, diz que já não brincava com bonecas há muitos anos. Ela já está sendo preparada para casar. Fat Walda, filha ou neta do Lord Frey, afirma que a prima havia passado, e muito, da idade de casar, estando já com 16 anos. Tommen é uma exceção, porque Tywin não está próximo. Bran com 7 anos é levado para ver uma decapitação.

Pecado capital entrou na explicação do conceito da Idade Média. Veja, o jogo de atravessar a ponte em Winterfell era voltado para crianças pequenas, Rickon por exemplo possui 3/4 anos na época da cena, e "plebeus". Bran queria participar simplesmente por sentir falta de andar, e estar esquecido em um canto. Se ele pudesse andar, com certeza não iria brincar. Quanto aos Frey, bem, em Winterfell eles brincam, no Dreadfort eles torturam. Inocentes, não?

A infância dos Starks sempre apresenta treinamento militar. Jon, Robb, Bran... E nas memórias de Ned, ele lembra que Robert sempre gostou de "arrebentar" cabeças, lembrando-se na época em que ficaram sob a tutela de Jon Arryn no Vale. Como exemplo do outro extremo, temos Robert Arryn. Enquanto Bran assiste a decapitação com 7, Robert Arryn é considerado uma aberração com 6. E nem estou falando sobre mamar no peito, já que isso só foi mencionado quando Cat chega ao Eyrie.
Ir para o topo Ir para baixo
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 10:37 pm

Sansa recusou a boneca, mesmo assim lhe foi oferecida, era isso que quis mostrar, se não era criança, porque lhe ofereceram?

Deixaram Rickon jogar o jogo da ponte apesar de ser muito pequeno, mas não queriam.

Tommen também é exceção... quando as exceções são tantas, começo a achar que não mais são.

Nunca disse que crianças são inocentes, torturando ou não, os Frey também brincam, e é isso que estou dizendo.

Qualquer criança no livro tem atitude de criança, diferente da maturidade que existia na idade média. A não ser quando se justifica em sua vida, como no caso de Arya.


Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
mari_peixoto
Soldado
Soldado



Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/05/2011

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty05/07/11, 11:55 pm

Acho que a melhor justificativa pra essa questão é a de que houve um erro cronológico que dificilmente poderia ser evitado, não tem muito a ver com o fato das crianças na idade média serem ou não maduras ou inocentes.

Era necssário um espaço de tempo longo entre a rebelião e a história para que pudesse haver paz no reino, quando a trama começa os ânimos ja estão controlados e todos vivem bem, no máximo conspirando secretamente. 15 anos parece ser um bom valor.

Alguns personagens como Tommen e Myrcella precisavam ser crianças para não ser possível simplesmente matar e subistituir o Joffrey, de forma que a mãe delas ainda que tinha que estar em idade reprodutiva próximo do início da série (digamos uns 35 anos no máximo, pq se hoje em dia uma gravidez depois dos 40 ainda é de risco, naquela época então...) o que nos mantém no valor de 15 anos pacíficos.

Dito isso, Martin teria duas opções: usar a estratégia que ele usou de manter uma idade racional para os mais velhos e lidar com crianças super precoces ou usar uma técnica semelhante à usada pelo Tolkien em senhor dos anéis, aumentar a "vida útil" dos personagens (Aragorn, por exemplo, acho que ja estava perto dos 60 quando começa a Sociedade do Anel e nos apêndices diz que ele morreu perto dos 140). A primeira via é mais chocante e parece mais absurda para os tempos atuais mas faz sentido se pensarmos que a Julieta tinha 15 anos, Joanna D'Arc, 16 e D. Pedro II, 14 (eu acho) a princesa Isabel aos 10 anos já tinha voz nas decisões reais do Brasil (não que ela decidisse, mas há registros de argumentações bem sensatas feitas por ela). A segunda opção me parece mais confortável, é mais fácil explicar por que um cara de 60 anos tem a cara do Viggo Mortensen do que explicar pq um menino de 8 anos é capaz de tomar as decisões que o Bran toma.

Esse tipo de preciosismo cronológico geralmente passa batido pelos autores e eles só reparam quando os fãs começam a questionar, como em Harry Potter com o Dumbledore ajudando Flamel a desenvolver a pedra filosofal e vivendo tanto quanto ele sem precisar do elixir da longa vida (a própria JK disse que nem tinha percebido isso quando perguntaram a respeito), eu particularmente procuro não esquentar a cabeça com essas coisinhas

Ir para o topo Ir para baixo
Douglas
Administrador
Administrador
Douglas


Mensagens : 1154
Data de inscrição : 04/06/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Gémeos
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty06/07/11, 09:43 am

Vamos lá

Grande Walder encolheu os ombros. “Ele era muito velho. Cinco e sessenta, eu acho. Muito velho para batalhas. Ele estava sempre dizendo que estava cansado."
Pequeno Walder completou. "Cansado de esperar pela morte de nosso avô, você quer dizer. Isso significa que Ser Emmon é o herdeiro afora?”
“Não seja estúpido,” o primo dele disse. “Os filhos do primeiro filho vêm antes do segundo filho. Ser Ryman é o próximo na linha, e depois Edwyn e Black Walder e Petyr Pimple. E então Aegon e todos os seus filhos.”
Ryman é velho também,” disse Pequeno Walder. “Mais de quarenta, eu aposto."

Rampim escreveu:
Deixaram Rickon jogar o jogo da ponte apesar de ser muito pequeno, mas não queriam.

"Finalmente, Rickon veio correndo godswood adentro, Shaggydog em seus calcanhares... Rickon gritou, “Eu! Eu agora! Eu quero jogar!” Pequeno Walder acenou para vir a frente, e Shaggydog começou a segui-lo."

Não houve nenhuma tentativa de fazer com que Rickon não participasse. Você pode observar que o jogo tem como objeto enganar o adversário, ao dizer "talvez" sem que o senhor da passagem perceba. O senhor da passagem, por sua vez, possui um bastão com o qual pode acertar quem desejar. É um jogo, é. Mas também é um instrumento pedagógico. Não estou dizendo que não houvesse "brincadeiras", mas pelo que me lembro, há mais jogos, com um fundo pedagógico, do que brincadeiras.

Se existe uma criança em ASOIAF que poderia ser atual, essa seria Robert Arryn, com exceção de mamar no peito aos seis anos. Fora isso, ele é um exemplo de crinaça contemporânea. E é considerado uma aberração.

mari_peixoto escreveu:
Acho que a melhor justificativa pra essa questão é a de que houve um erro cronológico que dificilmente poderia ser evitado, não tem muito a ver com o fato das crianças na idade média serem ou não maduras ou inocentes.

Sim. Martin pretendia escrever uma trilogia: A Game of Thrones, A Dance with Dragons, The Winds of Winter. De AGoT para ADwD, haveria um "gap" de cinco anos, para que os personagens pudessem envelhecer.Bom, AGoT foi dividido em dois, originando ACoK. Houve a necessidade de se fazer ASoS. A lacuna de cinco anos fez com que Martin fosse obrigado a abrir vários parenteses em ADwD, chegando ao ponto que ele se viu obrigado a criar AFfC. Ao eliminar o "gap", Martin foi obrigado a desenvolver o enredo com os personagens com suas respectivas idades de AGoT.

Quanto a idade de Sansa e Myrcella, se elas fossem mais velhas, obrigatoriamente seria necessário casa-las, criando assim mais personagens pretendentes ao poder, seus respectivos maridos.

mari_peixoto escreveu:
usar uma técnica semelhante à usada pelo Tolkien em senhor dos anéis, aumentar a "vida útil" dos personagens (Aragorn, por exemplo, acho que ja estava perto dos 60 quando começa a Sociedade do Anel e nos apêndices diz que ele morreu perto dos 140).

Eu já acho que não foi bem uma técnica, mas uma alegoria de Tolkien. Tolkien era um homem do século XIX, mesmo nascendo em fins deste. Monarquista, conservador, alguns o classificam como "vitoriano". Aragorn é descendente de uma raça superior, por isso sua longevidade (não me entendam mal nem à Tolkien, era o pensamento da época). Tal superioridade começa no fim da primeira era, quando os homens das três casas dos Edain auxiliam os poderes do Oeste na Guerra da Ira, quando finalmente Morgoth é derrotado. A eles é permitida a escolha: abandonar a Terra-Média e navegar para o Oeste, habitando na ilha de Numenor, ou permanecer na Terra-Média. Os que partem para Numenor, são abençoados com a proximidade das terras imortais, sendo garantido a eles um período de vida mais longo, assim como instrução dos Eldar, que permitiu um grande desenvolvimento em todas as áreas. Já os que ficaram na Terra-Média, passaram por um período de sombra ao longo de toda a segunda era, se distanciando cada vez mais dos elfos e dos seus primos em Numenor. Lembrando que Aragorn vem de uma linhagem "pura", tendo seus antepassados casado entre os descendentes dos numenorianos que habitavam o norte da Terra-Média, após o retorno e fundação dos reinos de Arnor e Gondor.

mari_peixoto escreveu:
A primeira via é mais chocante e parece mais absurda para os tempos atuais mas faz sentido se pensarmos que a Julieta tinha 15 anos, Joanna D'Arc, 16 e D. Pedro II, 14 (eu acho) a princesa Isabel aos 10 anos

Então, até o século XIX, e estou falando da década de 1860, o período da dentição de um bebê era considerado de risco, causando muitas mortes. "A fase perigosa da dentição", como você observa nas correspondências (o que eu estudo XD). Essa primeira vida era completamente diferente. Você chega ao ponto de observar que em uma mesma carta, um pai informa sobre a morte da filha, diz estar entristecido, mas ao final já está tratando de negócios. Nessa questão de idade, ao mencionar D. Pedro II, você me fez lembrar do José Bonifácio, cuja filha de, se não me engano, 13 anos casou-se com o tio, Martim Francisco.

Dito tudo isso, e provavelmente com o único intento de ser um tremendo jackass, eu digo: em fantasia, ou você é capaz de mergulhar na estória e abstrair certos detalhes, ou você vai ler romances policiais, Sci-Fi ou livros do Paulo Coelho.

O texto foi longo, provavelmente sim. Mas ninguém vai ler mesmo, então

:meme1:
Ir para o topo Ir para baixo
Rampim
Mão do Rei
Mão do Rei
Rampim


Mensagens : 801
Data de inscrição : 17/11/2010
Idade : 30
Zodíaco : Sagitário
Horóscopo chinês : Galo
Sexo : Masculino

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty06/07/11, 03:32 pm

Desculpa cara, é muito grande. Quem sabe um dia eu leia...
Ir para o topo Ir para baixo
https://iceandfire.forumeiros.com/
faceless
Administrador
Administrador
faceless


Mensagens : 1188
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : Rio de Janeiro
Idade : 35
Zodíaco : Escorpião
Horóscopo chinês : Dragão
Sexo : Masculino
Ficha do personagem
Nome: Aerion Waters
Idade: 23
Classe:

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty06/07/11, 03:52 pm

Citação :
Voltando ao ponto principal, o amadurecer naquela época não vinha com a experiência de viver, embora sem dúvida tal vivência contribuía, mas sim com uma educação rígida nas artes de governar, no se portar na Corte, condutas, posturas, etc...

Acho que essa é a questão central, muito mais do que expectativa de vida.

Não é à toa que as meninas têm uma spetã para intrui-las a se comportarem como damas desde a infância, casam-se com 15 anos e na casa dos 30 já têm 5 filhos, como Catelyn. E vemos o tempo todo menções de como Ned preparou Robb para sucedê-lo desde muito novo, e até mesmo Bran é preparado para ser um lorde, com apenas 7 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.zombietalk.com.br
mari_peixoto
Soldado
Soldado



Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/05/2011

Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty06/07/11, 06:19 pm

Citação :
Eu já acho que não foi bem uma técnica, mas uma alegoria de Tolkien
ok, usei a palavra errada haeiuaehiuaeh mas no final da no mesmo, é bem mais prático ter uma raça superior que vive zilhões de anos do que pré-adolescentes casando e matando gente
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Idade precoce de mais dos personagens? Empty
MensagemAssunto: Re: Idade precoce de mais dos personagens?   Idade precoce de mais dos personagens? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Idade precoce de mais dos personagens?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Personagem mais Irritante e o mais odiavel
» Mais um Ano que termina...
» Mais uma proposta de inovação!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Ice and Fire :: Fã Area :: Cidades Livres-
Ir para: